Práticas Comunitárias
SOLIDARIEDADE A SERVIÇO DA VIDA
Justificativa:
O compromisso com a solidariedade faz com que o Instituto Ivoti seja uma instituição de ensino compromissada com uma educação solidária e libertadora. Foi neste espírito que em 1984 foi criado um curso complementar denominado “Práticas Comunitárias”, sob a coordenação do então Professor, Erno Wallauer. Essa modalidade de organização de ações solidárias permite aos/às estudantes que se inscrevem no curso, junto com a coordenação, definirem as atividades a serem desenvolvidas. Com as Práticas Comunitárias a escola oportuniza aos jovens espaços de ação solidária em instituições sociais e educacionais da região, contribuindo dessa maneira, na promoção da justiça social, na valorização da vida e na constituição de uma sociedade mais amorosa, baseada em atitudes solidárias com o próximo.
As Práticas Comunitárias envolvem tanto a ação direta nas instituições, aulas reflexivas (semanais) e divulgação dos resultados nas instituições onde as atividades são realizadas, como também atividades no próprio Instituto Ivoti, em eventos locais e regionais, além da divulgação nos meios de comunicação em geral.
Público-alvo
Os espaços atendidos pelos/as estudantes das Práticas Comunitárias se diversificam a cada ano, de acordo com a realidade social circundante. Neste ano o trabalho está abrangendo pessoas portadoras de necessidades especiais, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de idosos residentes em lares e clínicas geriátricas.
Propostas de ação
- Valorização do conhecimento, habilidades e do sentimento de solidariedade dos (as) estudantes do Curso Normal em nível médio e do Ensino Médio do Instituto Ivoti, associado à reflexão sobre a ação social por eles desenvolvida;
- Melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, residentes em casas geriátricas, por meio de visitas;
- Campanhas de arrecadação de brinquedos e roupas;
- Integração das pessoas com necessidades especiais na comunidade;
- Inclusão social de crianças com dificuldades de aprendizagem;
- Integração entre alunos do Instituto Ivoti e jovens em situação de exclusão social, com oficinas e atividades lúdicas;
Principais atividades desenvolvidas pelos/as estudantes
- Visitação em lares/pousadas geriátricas, envolvendo dinâmicas (contar e ouvir histórias, promover brincadeiras);
- Visitação à Casas de Passagem, inclusive em outros municípios, envolvendo dinâmicas (contar e ouvir histórias, promover brincadeiras, oficinas);
- Auxílio no trabalho educativo com adolescentes portadores de necessidades especiais na APAE/Ivoti;
- Atividades de apoio pedagógico a crianças com dificuldades de aprendizagem;
- Hora do Conto;
- Oficinas de conscientização ambiental.
Período de ação
Uma hora-aula de reflexão e estudo no Instituto Ivoti, além de ações organizadas de acordo com a demanda e as necessidades que se apresentam na comunidade e/ou fora dela.
Período de execução
Março a Dezembro de cada ano.