Vôlei
Mini Vôlei
O mini vôlei é um método de iniciação ao voleibol, simplificado e adaptado às capacidades e necessidades das crianças. Tem como objetivo básico educar e socializar a criança por meio da aprendizagem do voleibol.
Com formação de turmas mistas de crianças de 9 a 11 anos, o mini vôlei proporciona à criança a familiarização com a quadra, a bola, a rede e regras, assim como ensina posturas básicas e movimentação na quadra. Também são ensinados os primeiros princípios técnicos, como iniciação ao saque, manchete, toque, ataque e bloqueio, e aspectos táticos como a formação inicial, movimentos de acordo com as situações de jogo, cooperação com o colega, observação do oponente e posicionamento na quadra.
No mini voleibol todos os três jogadores são atacantes, levantadores e defensores, possibilitando, dessa forma, a experiência prática em várias funções e fugindo da especialização por funções precocemente.
Então, através de sua complexidade psicomotora, o voleibol pode auxiliar e contribuir para o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional da criança.
Categoria Mirim
Na categoria mirim, as equipes treinam conforme a gênero (feminino e masculino), com crianças de idade entre 12 e 13 anos.
Tecnicamente, treina-se todos os fundamentos com exercícios mais complexos em relação à categoria inferior. Taticamente, os treinamentos envolvem a formação 4X2 com os jogadores tendo posições específicas: ponteiro, central, saída e levantador.
Categorias Infantil e Infanto
Os fundamentos técnicos das categorias Infantil e Infanto, já trabalhados desde o mini vôlei, são aperfeiçoados com trabalhos mais complexos e elaborados.
A equipe passa a jogar com formação 5X1 e, a partir da avaliação do grupo pelo técnico, pode-se fazer uso do jogador líbero.
Aprendendo a jogar vôlei
Esta é uma turma onde todos os participantes estão sendo apresentados ao voleibol, dando os primeiros passos. Pratica-se vôlei em um nível iniciante e participativo.
Os horários das aulas estão disponíveis na Secretaria.