A sexta-feira foi fora dos padrões para os alunos da M1A
Ivoti – Foram dois períodos da manhã de sexta-feira, 15, mas deixaram uma vontade de aprender mais. O tema da aula de português da professora Greisi Jung, conselheira da turma do 1° ano A do Ensino Médio, foi Programação Neurolinguística e quem ministrou a aula foi o tenente-coronel da reserva Valter da Silva, pai da aluna Bárbara Dorst da Silva.
Foram dois momentos diferentes, o primeiro deles com explicações mais específicas sobre o trabalho do tenente-coronel, que entre outras coisas, lidava com a negociação de libertação de reféns. Para isso, Valter precisou aprender e desenvolver seus canais de percepção, pois seu trabalho dependia de uma leitura comportamental aguçada.
No segundo momento os alunos foram chamados até uma sala, previamente preparada com objetos e outros itens específicos, onde ficaram por cinco segundos. Depois, cada um precisou dizer o que havia chamado mais a atenção. “Nós aprendemos através de três canais: visual, auditivo e cinestésico, ou seja, o sentimento. É necessário entender que uma pessoa visual vai ter dificuldade de perceber algo auditivo e isso pode dificultar a comunicação”, disse ele.
Valter demonstrou para os estudantes que a convivência em dois mundos não é possível. É preciso viver no mundo real e, apesar de ter um mundo virtual extremamente tentador, não há sobrevivência nele sem o mundo real.
Os alunos ficaram envolvidos com as colocações e foram muitos pedidos para uma nova atividade com o tenente-coronel.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai