"Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho..."
Ivoti – Gelatina, rapadura, paçoca, pipoca e bolo de fubá e milho. Pescaria, pula fogueira, bola na lata, ovo na colher e passa chapéu. A sexta-feira, 23, foi de diversão na Educação Infantil. Cada aluno trouxe de casa um lanche para dividir com os colegas e as brincadeiras tornaram o dia ainda mais especial. A festa iniciou com um desfile e, no final, as turmas dançaram a tradicional dança gaúcha, a Dança do Pezinho.
Claro que tudo foi preparado antes com todo cuidado pelas turmas. Teve pesquisa de comida típica, de traje e das brincadeiras. O projeto trouxe dados interessantes que foram compartilhados com as famílias por meio de um bilhete convidando para a festa.
Entenda um pouquinho mais dessa tradição que já é tão querida aqui no Rio Grande do Sul:
De origem europeia, a Festa Junina encontrou no Brasil uma grande receptividade e hoje é considerada a principal comemoração do mês de junho. A princípio a festa era considerada um evento pagão, mas depois os seus traços foram incorporados ao catolicismo e hoje a comemoração também está associada aos dias de santos populares, como é o caso de São João, Santo Antônio e São Pedro.
Trazida pelos portugueses a celebração adquiriu características da cultura dos afro-brasileiros e indígenas e assumiu um formato peculiar na região nordeste. Muito do que existe nas festas juninas da região Sudeste também é encontrado no Sul do Brasil. No entanto, os gaúchos procuram criar uma comemoração aproveitando os elementos regionais na música, comidas, danças e brincadeiras, valorizando traços culturais para tornar as festas agradáveis e de acordo com as tradições do sul brasileiro.
Confira AQUI a galeria de fotos
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai