Alunos conquistam prêmio na Olimpíada Brasileira de Robótica
Ivoti - No domingo, 26, 18 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na Unisinos. Eles participaram com robôs construídos nas aulas de robótica e um desses projetos recebeu o prêmio de Robô mais Robusto da competição.
Nícolas Oliveira e Sheron Mazzochi foram os criadores do NICRON-Ivoti, sob orientação do professor Vanderlei Kriesang.
O evento teve a participação de 220 alunos do Ensino Fundamental divididos em 75 equipes e 180 alunos do Ensino Médio distribuídos em 60 equipes. O principal objetivo desta olimpíada do conhecimento é o intercâmbio de saberes que vão muito além do campo das ciências relacionadas à mecatrônica.
O principal desafio da competição foi: construir um robô que resgatasse uma vítima numa situação de desastre. Para isto os integrantes de cada equipe puderam construir seus “sistemas auto regulados” durante os últimos meses. Domingo tiveram que colocar o robô numa arena que simulava um ambiente onde o mesmo teve que seguir caminhos pré-definidos, desviar obstáculos, passar por cima de destroços, subir rampas, encontrar possíveis vítimas (vivas e mortas) e levá-las a um local seguro (também pré-definido).
“Queremos agradecer a todos os alunos participantes do Instituto Ivoti pelo empenho, dedicação e responsabilidade que demonstraram na construção de novas tecnologias com responsabilidade social e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de um mundo onde caibam todos”, destacou o professor Vanderlei.