Alunos desenvolvem projeto para sensibilizar doação de sangue
Ivoti - Os alunos do 2º ano do Ensino Médio e do Curso Normal em Nível Médio participam anualmente da Mostra de Iniciação Científica com seus projetos. Um grupo de alunos decidiu ir além do projeto teórico e organizou uma palestra para os colegas. O tema escolhido por eles: doação de sangue.
Lucas Jung, Maria Eduarda Fagundes e Júlia Consoli convidaram a secretária de Saúde de Ivoti, Clarice da Silva e os enfermeiros Alexandra Fick e Marcelo Bernardes para conversar com os alunos do Ensino Médio na manhã de quinta-feira, 9. Antes desse encontro o trio passou nas salas e deixou um questionário para os colegas responderem e, uma das perguntas se referia a dúvidas sobre doar sangue. “A partir desse questionário os profissionais organizaram a conversa de hoje e nosso principal objetivo é a sensibilização para as pessoas doarem”, destacou Maria Eduarda.
A ideia inicial do grupo era de desenvolver um aplicativo para estimular as doações, mas pesquisando, eles descobriram que isso já existia. “De qualquer forma, nós queríamos fazer algo nesse sentido e assim tivemos a ideia dessa conversa com os profissionais. Hoje estamos viabilizando que mais de 250 pessoas aprendam sobre doação de sangue”, avaliou a estudante.
Após essa conversa, os alunos com mais de 18 anos poderão se inscrever para, no dia 25 de maio, irem com um ônibus fornecido pela Prefeitura de Ivoti doar sangue.