Alunos do 2° ano aprendem sobre o funcionamento da mente
Ivoti – Por que sentimos raiva? Alegria? Medo? Nojo? Como podemos lidar com essas emoções? O que elas são? A turma da professora Guadalupe Pasqualotto, do 2° ano pesquisou sobre essas sensações e, na semana do cérebro, assistiu ao filme Divertidamente. Após o filme as reflexões foram sobre as diferentes emoções e para ajudar a entender a mente de cada um, eles fizeram bonecos, tiraram fotos expressando emoções e colocaram esse trabalho num mural.
“Foi legal. Fizemos trabalhos das emoções e aprendemos que o medo também protege”, disse Sarah Finck Schefler, de 7 anos. Clara Weber Grade, 7 anos, aprendeu sobre o cuidado com a cabeça: “não podemos bater ela com força e temos que cuidar para não machucar. Gostei muito de ajudar a montar os bonecos”, afirmou. Outro colega das meninas, Cauã Dremer Dhein, 7 anos, gostou de todas as atividades. “Gostei de aprender sobre a mente e as emoções. Acho que eu sinto muita alegria e também tristeza, às vezes”, avaliou o aluno. Assim como os colegas, Bernardo Laux Knorst, gostou muito de aprender sobre as emoções. “Eu sinto alegria, raiva e tristeza, mas as outras emoções também. Temos que aprender a cuidar das emoções e saber que elas podem nos ajudar. No filme, foi o medo que protegeu a menina”, concluiu.
A turma também criou um termômetro das emoções e nos próximos dias vai aprender a lidar melhor com elas. “Essa é uma forma de alfabetização emocional, ou seja, eles começam a perceber os próprios sentimentos e a aprender a lidar com eles”, explicou a professora Guadalupe.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai