Alunos do Instituto Ivoti conquistam troféus no Desafio Sumô de Robôs
Ivoti - Larissa Dhein e Constance Schoenardie, Amanda Ritter, Erick Schmitt e Helena Fritzen. Esses cinco estudantes do Ensino Fundamental do Instituto Ivoti participaram do Sumô de Robôs promovido pela Unisinos em parceria com a Mostratec no dia 22 de outubro, terça-feira.
Foi a primeira vez que os alunos participam do evento e já retornaram com troféu. A dupla Larissa e Constance conquistou o 1º lugar e o trio ficou em 3º. “Foi emocionante ver que o resultado do nosso trabalho nos trouxe o troféu da competição”, destacou Larissa. Constance não pode estar presente no dia do desafio, mas trabalhou com a dupla nos dias anteriores: “Nós somos uma equipe e antes do desafio criamos a parte da mecânica e da programação em aula”, disse. A vitória das meninas foi invicta, elas não perderam nenhuma das partidas.
“Eles criam as estratégias, colocam sensores e organizam tudo antes da competição, no dia é só uma adaptação da área”, destacou o professor Júnior Tiago Ben, que acompanhou o grupo nas aulas e no dia da competição. Segundo Júnior, o trio também estava bem preparado e acabou perdendo a última partida por uma fatalidade. “O robô deles era forte, perderia apenas para as meninas, mas acabou se enroscando com o adversário e sendo colocado para fora da arena”, disse.
Cada partida é composta por 3 rounds de até 1 minuto e 30 segundos, podendo durar no máximo 4m30s. O sumô de robôs tem por objetivo empurrar o oponente para fora da arena. Os dois robôs são colocados em cima do dohyô (arena de sumô em japonês), que tem 154 cm de diâmetro, até que um dos robôs consiga empurrar o outro para fora da arena. Pelas regras da competição, os robôs devem ter no máximo 20x20cm de largura e comprimento no início da partida, sem limite de altura, podendo expandir seu tamanho após o início do combate. O peso do robô não pode ultrapassar 3 kg.