Alunos do Instituto Ivoti são vice-campeões na Olimpíada de Robótica
Ivoti – No domingo, 27, a equipe de Robótica do Instituto Ivoti conquistou o segundo lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – modalidade prática. Juan Gustavo Marques da Cunha, Nícolas Dornelles de Oliveira e Rafael Andrigheto, do Ensino Médio, orientados pelo professor Vanderlei Kriesang, foram responsáveis pela conquista com o robô RNJ17. Com o resultado, eles se classificaram para representar o Estado na final que ocorre nos dias 7 a 11 de novembro, na cidade de Curitiba – Paraná.
O evento ocorreu nas dependências do complexo esportivo da Unisinos, em São Leopoldo. Segundo o professor, o principal objetivo desta olimpíada do conhecimento é o intercambio de saberes que vão muito além do campo das ciências relacionadas à mecatrônica. Os educandos ao construir robôs que superam desafios pré-definidos, aprendem a comparar, analisar, respeitar e, principalmente, compartilhar suas descobertas com os demais participantes do evento. É um verdadeiro “laboratório transdisciplinar” em que estão envolvidos.
Neste ano, o principal desafio da competição foi: construir um robô que resgatasse uma vítima numa situação de desastre. Para isto os integrantes de cada equipe puderam construir seus “sistemas autorregulados” durante os últimos meses. Domingo tiveram que colocar o robô numa arena que simulava um ambiente onde o mesmo teve que seguir caminhos pré-definidos, desviar obstáculos, passar por cima de destroços, subir rampas, encontrar possíveis vítimas e levá-las a um local seguro (também pré-definido).
Na modalidade teórica da competição, realizada na sexta-feira, 25, o Instituto Ivoti foi representado pelos alunos Juan Gustavo Marques da Cunha e Vinicius Fagundes Moura.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai