Após dez anos, a lembrança de uma viagem inesquecível para a Alemanha
Ivoti/Alemanha - Em 2020 a professora Adriana Bühler Stephani e a sempre aluna Gésica Dorfey comemoraram uma lembrança muito especial: 10 anos de participação na Internationale Deutscholympiade (IDO), em Hamburgo na Alemanha.
A turma de Alemão da professora Adriana participou do concurso nacional de redação em língua alemã promovido pelo Instituto Goethe e ZfA (Zentralstelle für Auslandschulwesen) e as vencedoras foram a Gésica e uma estudante de São Paulo. O prêmio foi a viagem de duas semanas para Hamburgo e a participação na olimpíada. A viagem e a estadia foram custeados pelo Instituto Goethe e pelo IDV (Internationaler Deurschlehrerverband). Enquanto as estudantes participaram da olimpíada junto com outros 90 jovens de 46 países, professoras e professores participaram de um curso de alemão.
Gésica, que na época cursava o 2º ano do Curso Normal em Nível Médio lembra com carinho da experiência: “Essa foi a minha primeira viagem internacional, e foi a realização de um sonho, além de ter a oportunidade de conhecer a Alemanha, pude ter contato com outros jovens e de conhecer outras culturas. Mantivemos contato até hoje e sempre que alguém está na Alemanha escrevemos no nosso grupo, caso mais alguém esteja por lá, buscamos nos reencontrar”, recorda.
Essa viagem foi decisiva na escolha da profissão da Gésica, que após o Ensino Médio seguiu cursando Letras Português e Alemão no IFPLA* e hoje é professora de alemão. “Sempre me interessei pelo estudo da língua, que iniciei quando estava no Ensino Fundamental. Mas ter tido essa experiência fez com que eu me interessasse ainda mais por esse idioma e por toda essa cultura. Isso foi decisivo para que eu escolhesse o ensino da Língua Alemã como profissão. Ainda hoje é sempre muito bom lembrar dessa experiência e poder contá-la aos meus alunos”, afirmou Gésica.
Ter aprendido alemão foi um diferencial para ela, que relata que suas melhores experiências foram proporcionadas pelo idioma. “Existe um bom investimento no ensino da Língua Alemã no Brasil, e isso faz com que sejam abertas muitas portas para aqueles que dominam a língua alemã”, finalizou.
*Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã