Dia da Árvore marca início da identificação do bioma do Instituto Ivoti
Ivoti - Na manhã de terça-feira, 21, quando se comemora o Dia da Árvore, o Instituto Ivoti realizou mais uma etapa do projeto que prevê a identificação de árvores da instituição. Através do Programa Herbário Vivo foi realizada a colocação das primeiras placas sinalizadoras e a árvore escolhida foi a Sobrajirana (Margaritaria nobilis), uma planta nativa do Rio Grande do Sul e em perigo de extinção.
O momento foi conduzido pela professora Soeli Presser, coordenadora do Programa Herbário Vivo. Após as boas-vindas iniciais, alunas da Ascarte apresentaram uma música na flauta transversa e todos seguiram para a praça central da instituição onde foi realizado o descerramento de duas placas. A primeira, da Sobrajirana e a segunda de uma figueira-da-folha-miúda, onde está apenas o QR Code que redireciona para as informações da planta.
O evento contou com a participação do Vice-diretor do Instituto Ivoti, Júnior Tiago Ben, da Diretora do Ensino Superior Doris Gerber, do Administrador Geral Cristiano Gestrich, coordenadores e professores da Educação Básica do Instituto Ivoti e uma turma de estudantes do 7º ano. Também estiveram presentes a Pastora e Dra Marli Brun, o Engenheiro Agrônomo e Presidente da COOAPI Laerte Corrêa da Silva, representantes da empresa IAGLA, Diretor Luiz Paulo Raimundo e Angela Borcartt Luz e o representante da Emater Felipe Pereira Dias.
A identificação de 78 árvores foi realizada pelo biólogo e mestre em botânica, Martin Grings, no dia 20 de agosto e a colocação de placas deve acontecer ao longo dos próximos meses.
Durante a semana acontecem diferentes atividades relacionadas ao Dia da Árvore: Oficina de Sementes em parceria com a empresa IAGLA, Projeto Araucária com a professora Ailim Schwambach, plantio de árvores e visita ao herbário são algumas das atividades pensadas para a semana.