Entre Poesias e Poetas estudantes criam as próprias obras
Ivoti – Desde o início do ano a turma do 9° ano A, orientada pela professora Gisela Spindler, vem estudando diferentes estilos de poemas analisando figura de linguagem, recursos gráficos e suas nuances gramaticais. A segunda etapa da atividade foi de criação das próprias obras.
Os poemas criados pelos alunos explorou ao máximo os recursos de estilo, levando em conta nuances gramaticais como: verbal, concreta, visual, Haicai, de colagem, de justaposição de imagens e textos, de tirinhas, e muitas outras.
Cada um usou a inspiração para criar o seu poema, como a Marina Koizumi Reinheimer, que usando a poesia visual e concreta, representou o bairro Irpavi, onde ela morou na Bolívia. “Escolhi representar o bairro em forma de mapa poético, pois ele me traz muitas lembranças boas”, afirmou. Cíntia Lippert criou o poema Assim e Assado, onde os opostos se juntam para formar um sentido. “Usei a figura de linguagem catacrese e o E para simbolizar a junção dos opostos”, explicou a estudante. Enzo Frachia desenvolveu um poema com a palavra Evolução, onde cada etapa da palavra trazia uma consequência, iniciando nos grupos e finalizando na formação dos países. “A evolução também gera problemas e isso vai esgotando os espaços que vivemos”, disse.
Ao final do projeto, a turma prendeu todos os trabalhos em um varal na sala de aula.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai