Estudante do NAI irá para a etapa Sulamericana do Jugend debattiert
Ivoti - Em outubro, Natan Schons irá participar da etapa Sulamericana do Jugend debattiert. Ele se classificou na etapa nacional realizada de forma on-line no início do mês. Natan estuda no 3º ano da Escola Estadual Mathias Schütz e frequenta aulas de alemão pelo NAI (Núcleo de Aprendizado de Idiomas) no Instituto Ivoti desde o 8º ano.
“Todos os que participaram já são vencedores. Os competidores eram muito bons, acho que o que me diferenciou foi a dedicação antes do evento”, avalia. Além de estudar os três temas recebidos, Pecuária industrial, obrigatoriedade do voto e regulamentação da doação de órgãos, Natan avaliou cada tema de dois ângulos diferentes: a favor e contra. Pois ele não sabia qual deles teria que defender no momento do debate.
Em aula pelo NAI com a professora Jaqueline Schabarum, Natan participou de simulações do debate e conversou sobre diversos temas com a estagiária alemã, Hannah Röwer, que participa de forma remota das aulas para tirar dúvidas. “Sempre digo que esse trabalho é em conjunto, o professor precisa ensinar, mas o aluno precisa ter interesse em aprender. Então estamos muito orgulhosos do Natan pela dedicação dele que resultou nessa conquista”, destacou a professora Jaqueline. Os alunos escolhidos para disputarem a etapa nacional do Jugend debattiert, Natan e Germano Brill, também tiveram aulas com a coordenadora de Língua Alemã, Raquel Vetromilla antes da disputa.
Além do estudo no Instituto Ivoti, Natan seguiu praticando em casa, pesquisando, ouvindo músicas e assistindo filmes em alemão.