Estudos para a OBA se transforma em concurso de lançamento de Foguetes
Ivoti - O projeto de estudos da turma do 5º ano B para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica acabou se transformando em um concurso de foguetes. Tudo começou nas aulas da professora Franciele Cavalheiro quando a turma aprendeu sobre o espaço, satélites, astros e planetas.
Um dos trabalhos realizados foi sobre os foguetes espaciais e a turma demonstrou interesse na ideia e vontade de construir as próprias naves. Assim, nas aulas de artes e com a ajuda da professora e das famílias, os estudantes criaram foguetes usando garrafa PET. “Eles logo perceberam a importância de fazer cálculos precisos para que o voo seguisse como desejado. Precisaram ajustar peso e grau dos protótipos para que a trajetória seguisse em linha reta. Fizemos esses cálculos em aula e depois eles montaram os foguetes em casa”, ressaltou Franciele.
Na segunda-feira, 7, a professora organizou um concurso de arremesso dos foguetes e o destaque foi para o protótipo do aluno João Enzweiler que voou 17 metros. Em segundo e terceiro lugar ficaram os foguetes dos irmãos Davi e Vicente Rocha, com 13m90cm e 13m70cm respectivamente.