Ex-aluna do Instituto Ivoti fará faculdade na Alemanha
Ivoti – Roberta Barth é a quarta estudante do Instituto Ivoti que fará seu Ensino Superior na Alemanha. Em 2017, as alunas Fernanda Kern e Ana Júlia Holler, iniciaram as aulas do Studienkolleg (curso de nivelamento para estudantes estrangeiros) na Philipps-Universität, em Marburg. Antes delas, Eduarda Dilkin, viajou para o país e hoje cursa Engenharia Civil.
Após o ano de estudos preparatórios, Roberta pretende cursar Direito. “Sempre estudei alemão e quando soube dessa oportunidade já comecei a estudar para poder fazer faculdade na Alemanha”, destacou. A data da viagem está se aproximando e na segunda-feira, 26, a estudante de 17 anos embarca para essa experiência única.
Fernanda e Ana Júlia estão de férias no Brasil e retornam no início de março. Para elas também é uma nova etapa que se inicia, pois agora finalizaram o curso preparatório e iniciam oficialmente a vida de acadêmicas. Fernanda já foi aprovada pela Universität Würzburg e inicia o curso de medicina. Ana Júlia ainda está em dúvida se irá para a medicina, como os planos iniciais, ou se fará engenharia química. “A língua alemã abre portas para o mundo e a Alemanha é multicultural. Nós conhecemos muitas pessoas de outros países e a troca de experiências é incrível”, afirmou Fernanda.
Na tarde de terça-feira, 20, as estudantes estiveram no Instituto Ivoti e tiveram a oportunidade de conversar com uma estudante de medicina alemã. Clara Marlene Ihling está fazendo seu estágio no Hospital de Clínicas em Porto Alegre e falou sobre essa vivência. “Aqui aprendemos um outro sistema de saúde e a relação médico/paciente é diferente da Alemanha. É uma experiência nova e muito boa”, disse Clara.
Oportunidades como essa são uma constante na vida dos estudantes do Instituto Ivoti. Os professores estão sempre dispostos a auxiliar os alunos nas conquistas destes sonhos. “Durante as aulas estudamos a cultura alemã e buscamos mostrar o quanto é possível conquistar através do aprendizado de um idioma, seja ele o alemão, o inglês ou qualquer outro”, destacou a Coordenadora de Alemão, Raquel Vetromilla. Para o próximo ano, oito estudantes já demonstraram interesse em seguir os passos dessas alunas e fazer faculdade na Alemanha.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai