Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Instituto Ivoti recebe acadêmicos da Alemanha nas aulas on-line

19/03/2021

Ivoti - Mesmo em uma realidade de aulas on-line os estudantes do Instituto Ivoti seguem tendo a oportunidade de vivências diferenciadas. Em março as turmas de alemão do Núcleo de Aprendizado de Idiomas (NAI) receberam acadêmicos da Universidade de Göttingen. Essa parceria já vem desde 2016 e foi oficializada em dezembro, o BEST-Exchange tem por objetivo promover o intercâmbio entre instituições formadoras de professores e conta com  países da Europa, Bélgica, Estônia e Suécia (saiba mais).

Nas turmas da professora Priscila Sohen (NAI 31 e turmas do Ensino Fundamental) um estudante de Pequim participa desde o dia 15 de março das aulas remotas. Jiahao Sun participa respondendo perguntas dos alunos, testando a argumentação deles sobre assuntos variados e já contou sobre sua rotina e vida na Alemanha. Ele deve participar das aulas até o início de abril.

A professora alemã Birgit Gaertner (saiba mais) está recebendo a estagiária Gesa Elisabeth Schütte da Alemanha nas turmas NAI 32, 42 e turmas do Ensino Fundamental. Gesa deve permanecer com o grupo até o dia 30 de abril. “Os estudantes podem conversar com ela e perguntar sobre o estudo e a vida estudantil na Alemanha. Além de me ajudar a preparar jogos e questionários on-line”, destacou Birgit. 

Jaqueline Stephan, natural de Hannover, integra as aulas da professora Greisi Jung nas turmas Nai 21e turmas do Ensino Fundamental desde fevereiro. “Entre os benefícios que vejo nessa parceria está o contato com alguém que tem como língua materna a língua que os alunos estão estudando. É poder mostrar a eles que a língua alemã está para além dos ‘muros’ da sala de aula e oportunizar uma aprendizagem ‘viva’ do idioma, ou seja, mostrar a eles que eles já conseguem compreender alguém da Alemanha é muito importante para a motivação deles em relação aos estudos do idioma”, disse Greisi. Segundo ela, os estudantes se sentem à vontade com a estudante e perguntam algumas coisas para ela, como “Wie ist das Wetter heute?” (Como está o tempo hoje?) e pedem para ela falar algumas coisas na Língua Portuguesa. 

Jaqueline atua em atividades em pequenos grupos ou duplas, o que segundo a professora Greisi é muito positivo para os estudantes, pois eles precisam “se virar” para se comunicar com ela. Isso instiga, entre outras coisas, a autonomia dos estudantes. 

Jiahao, Gesa e Jaqueline são acadêmicos da Universidade de Göttingen.