Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Mesmo com aulas a distância, alunos realizam estágios em escolas da região

15/09/2020

Ivoti - Após a conclusão do Curso Normal em Nível Médio, os estudantes ainda tem mais um semestre de estágio, onde vivenciam de forma prática os aprendizados de sala de aula, complementando o sonho de ter sua própria turma concretizando na prática a experiência de serem professores.

Em 2020 os 22 estudantes do Instituto Ivoti, que concluíram o Curso Normal em 2019 e foram para o estágio, tiveram apenas um mês de aulas presenciais antes da situação toda mudar devido a pandemia do Coronavírus. “O grupo estava apenas no início do processo de estabelecimento dos vínculos com as crianças e os demais professores das escolas, mas mesmo assim, não desistiram”, destacou a coordenadora do Curso Normal Débora Nunes.

Planejamento e reuniões online, algumas escolas disponibilizando às famílias experiências e atividades uma ou duas vezes por semana, outras enviando vídeos pelas redes sociais e outras ainda utilizando plataformas digitais para garantirem que as propostas chegassem até às crianças. “Foram momentos difíceis, mas todos demonstraram persistência e força de vontade para concluírem mais esta etapa na sua carreira e o fizeram muito bem. O Instituto Ivoti agradece a todos e todas que se envolveram neste processo de crescimento pessoal e intelectual”, afirmou Débora, que também deixou seu agradecimento para as Secretarias de Educação e equipes gestoras de Ivoti, Dois Irmãos, Lindolfo Collor, Estância Velha, Sinimbu e Maratá. "Eles foram muito importantes neste processo", destacou a coordenadora.

“A experiência de realizar o estágio durante a pandemia foi muito diferente do que todos nós estagiários esperávamos e almejávamos, mas agora vejo que tudo que ocorreu trouxe muito aprendizado. Os professores que nos acompanharam neste processo tiveram um papel muito importante, em momentos de incerteza e angústia estiveram sempre dispostos a auxiliar e a ouvir o que tínhamos a falar. As reuniões sempre realizadas por videoconferência também foram fundamentais no processo, manter o contato com os colegas e trocar vivências e ideias foi essencial”, afirmou a estudante Bruna Weigel, que realizou seu estágio em Sinimbu/RS.

Para o estudante Raone Augusto Warken apesar de ser de uma forma diferente, o estágio a distância trouxe muitas aprendizagens. “Nesse período de minha vida aprendi a fazer a educação de uma forma diferente daquelas que havíamos experienciado nos anos anteriores por meio de leituras e da própria prática. Também fez com que eu percebesse ainda mais a importância que há em o educador estar sempre buscando novas formas de fazer educação, enriquecendo seu repertório e não ficando acomodado com apenas uma forma de ensinar, uma vez que isso nos torna dependentes demais e dificulta que lidemos com as situações diversas que enchem a nossa vida como professor. Situações essas que são reflexos do mundo e suas transformações, e vão desde as coisas mais simples da sala de aula, até uma pandemia mundial”, disse.