Poças da água da chuva viram cenário para o brincar na turma do Nível 3
Ivoti - Capa de chuva, guarda chuva, botas e muita expectativa! Esses foram os ingredientes da tarde do dia 30, quarta-feira, para a turma do Nível 3 da professora Patrícia Müller. A inspiração para essa proposta veio de uma ida à biblioteca em um dia de chuva. A turma se encantou com as poças formadas pela água e perguntou se poderiam pular nelas.
No dia seguinte, as crianças trouxeram os itens necessários para enriquecer esse momento e se organizaram na espera para que a chuva diminuísse para a tão esperada atividade de brincar na lama. “Olhando para as sutilezas do dia a dia podemos perceber que mesmo os dias cinzas ficam coloridos aos olhos das crianças”, destacou a professora.
Segundo ela, nesse dia foram diferentes descobertas e aprendizagens decorrentes desse brincar, descobriram sobre a intensidade da chuva, temperatura da água, força e equilíbrio para saltar nas poças de lama, estratégias para se jogar e se molhar mais que os amigos, enfim, descobriram um brincar potente, saudável e muito divertido.
Neste dia a turma teve o apoio das alunas do Curso Normal em Nível Médio Agnes e Yasmim.
Poema que inspirou a atividade:
(...) Se eu me fecho lá em casa,
Numa tarde de calor,
Como eu vou ver a abelha
A catar pólen numa flor?
Como eu vou saber da chuva
Se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
Se eu nunca me queimar?
Como eu vou saber da saber da terra,
Se eu nunca me sujar?
Como vou saber das gentes
Sem aprender a gostar?