Previdência Social na pesquisa da turma de Leitura de Mundo
Ivoti - A proposta da nova Previdência Social do Brasil é um assunto que vem sendo muito discutido entre os estudantes do Instituto Ivoti. Assim, a turma de Leitura de Mundo transformou esse assunto em pesquisa e foi atrás de como as previdências funcionam em outros países.
Peru, Portugal, Angola, Holanda e Canadá foram os escolhidos, partindo do interesse dos alunos. Eles realizaram pesquisas em sites oficiais dos governos para entender como é o processo de aposentadoria nos mais diversos países do mundo e relacionando estas informações com a proposta da nova reforma da previdência do Brasil.
Nas discussões, uma das conclusões foi que é tendência global o aumento da idade mínima para aposentadoria, embora os critérios se alterem de país para país. “O objetivo principal do trabalho foi não discutir apenas a Reforma da Previdência no Brasil e sim ampliar a visão de mundo, a leitura de Mundo, percebendo que este é um processo natural que ocorre em diversos países no mundo”, destacou o professor que conduziu a atividade, Lucas Breunig.