Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Professora do Instituto Ivoti passará um ano dando aulas na Alemanha

24/02/2022

Ivoti/Alemanha - Desde o início de fevereiro a professora Raquel Dapper Vetromilla e os filhos Lara Dapper Vetromilla, 12 anos e Renato Dapper Vetromilla, 6 anos, estão morando em Meißen, na Alemanha. Raquel foi aprovada para passar um ano no país dando aulas de alemão para turmas de crianças estrangeiras (filhos de imigrantes e refugiados).

“Espero realmente neste ano olhar bem o sistema educacional da Alemanha, aprender sobre as didáticas e metodologia de ensino, trazendo essa visão para o Instituto Ivoti. Poder orientar nossos alunos que tem o desejo de vir para a Alemanha ao terminar o Ensino Médio, seja para fazer um ano de voluntariado ou mesmo estudar em uma universidade. Além disso, pretendo visitar outras escolas e melhorar o máximo possível meu idioma”, destacou Raquel. Durante o período que ficar no país, ela deve participar de seminários e desenvolver um projeto para ser apresentado neles.

A adaptação dos filhos também está sendo tranquila, Lara está matriculada como aluna convidada em uma turma para estrangeiros na mesma escola em que Raquel está dando aula, Triebischtalschule 1. Oberschule Meißen, Por ter um conhecimento razoavelmente de alemão, conforme ela for evoluindo no idioma, será integrada nas aulas regulares da escola. No momento, além das aulas com a turma para alunos estrangeiros, ela participa de aulas que não demandam muita leitura e argumentação. Já Renato frequenta o Kindergarten (Educação Infantil) e a adaptação foi tranquila. No Instituto Ivoti ele estava matriculado no Currículo Bilíngue Português - Alemão, então a compreensão do idioma foi fácil. Apesar disso, ele ainda não fala muito em alemão e respondia para as professoras em português. Aos poucos ele já compreendeu que precisa falar em alemão com as professoras. 

A bolsa faz parte de um programa oferecido pela Zentralstelle für das Auslandsschulwesen* (ZfA), o Pädagogische Austauschdienst** (PAD). São duas modalidades de bolsa, a primeira delas apenas para observar aulas ao longo do ano e a segunda, escolhida pela professora Raquel, onde o professor passa a ser contratado pelo estado e passa a dar entre 18 e 20 horas de aulas semanais. Para essa modalidade é preciso ter um nível bom de conhecimento da Língua Alemã, B2 ou C1 e ter experiência e conhecimento com turmas de Deutsche Sprachdiplom (DSD).

 

*Agência Central para Escolas no Exterior

**Intercâmbio Pedagógico