Professora Luana fala sobre suas vivências com a Língua Alemã
Ivoti - A professora Luana Kern trouxe o relato de sua escolha pelo alemão na construção profissional. Para ela, o início foi uma busca de identificação pessoal com suas origens Descobrir mais sobre os antepassados, como era a cultura e o local de onde viviam. “Com o passar do tempo, percebi que a Língua Alemão tinha muito mais do que isso a me oferecer. Conhecer a história da família é, de fato, encantador”, disse.
Aos poucos a identificação com o idioma se tornou encantamento e quanto mais aprendia, mais desejava saber. “Até que tive a oportunidade de conhecer a Alemanha e realizar lá um intercâmbio de um ano. Cursei algumas disciplinas de Biologia (era o meu curso no Brasil naquele momento) em uma das melhores universidades da Alemanha - a TU de Munique. Foi ali, mais do que nunca, que eu percebi que com o Alemão eu tinha a possibilidade de escrever também a continuação da minha história. Que o mix de culturas sobre o qual eu tinha a oportunidade de aprender fariam de mim uma pessoa mais rica de experiências, de aprendizados e de oportunidades. Meus antepassados já deram a sua contribuição para minha história e cultura. Agora é minha vez de descobrir tudo o que a mistura dessas culturas irá contribuir para a construção da minha história de vida”, afirmou Luana.
Hoje, o aprendizado da cultura alemã se reflete na sala de aula: “Apresentar aos meus alunos as diferentes culturas que existem e, sobretudo, mostrar que quando essas culturas se juntam só temos a ganhar é uma das maiores riquezas que posso oferecer para eles. O aprendizado de um novo idioma nos engrandece e nos motiva a ampliarmos nossos horizontes. A visão de mundo ampliada não nos torna somente mais abertos para novas experiências no âmbito pessoal como também favorece e nos impulsiona muito no mundo dos negócios, comunicação e educação. A língua é um facilitador para que novas experiências nesse sentido surjam”, finalizou a professora.
As professoras de Alemão do Instituto Ivoti foram convidadas para contar as suas vivências com o idioma e as experiências serão aos poucos compartilhadas no site e redes sociais da instituição. Acompanhe! Confira aqui o relato da professora Jaqueline Schabarum