Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Quadros pintados pelos alunos marcam as turmas dos 3ºs anos do Ensino Médio

16/11/2020

Ivoti - Desde 2017 as turmas de 3º ano do Ensino Médio se organizam e pintam um quadro que representa os estudantes concluintes da Educação Básica naquele ano, deixando sua marca na instituição. E em 2020 as obras já foram finalizadas e os desenhos chamam a atenção por seus significados.

A turma do Curso Normal em Nível Médio escolheu a estudante Lina Raed Abdelnabi para desenhar o quadro. “Tudo surgiu de maneira muito espontânea, com a ideia principal vindo de uma de nossas colegas e rapidamente aceita pelo grupo. A abelha é popularmente conhecida como um animal trabalhador e operário, que individualmente é importante para o funcionamento da colmeia, mas quando se junta às outras abelhas, ganha uma força ainda maior, e também trabalha e se movimenta com muito mais animação”, destacou Lina. Para ela, a turma concluinte de 2020 do Curso Normal é assim, uma colmeia viva e muito agitada, com diversas pequenas abelhas com opiniões, gostos e sonhos diferentes, que trabalham juntas em sintonia sempre que necessário alcançar um objetivo comum. “As flores são nossa fonte de energia, nossa inspiração. São nossos professores, que estão disponíveis para nos ajudar nessa jornada e alcance de nossas metas.  Isso tudo junto e misturado torna-se a N3 de 2020, que permanece unida e forte para concluir esse período tão importante das nossas vidas, mesmo diante das maiores dificuldades que podemos encontrar”, disse. Lina optou por seguir com aulas remotas, mas enviou seu depoimento explicando o significado e a escolha do quadro.

Na turma do 3º ano A (M3A) as responsáveis pela obra foram Eduarda Birck e Carolina Cassel. Eduarda ficou responsável pelo desenho e Carolina pela pintura. “Nossa principal inspiração veio de um gato branco que surgiu na nossa sala no início do ano. Fiz três desenhos para que a turma escolhesse e acabamos escolhendo um que representasse o espírito da nossa turma, nossa independência e nossas decisões”, afirmou Eduarda. O desenho em si pode ter muitas interpretações, pois o gato é formado por diferentes elementos, como montanhas, céu e cachoeiras. “Seguimos na linha de que tudo pode ser muito mais do que se espera. Em um primeiro momento a pessoa pode ver o gato, ou apenas as montanhas. Pode precisar se afastar para enxergar tudo ou mesmo se aproximar para ver os detalhes, assim como nós em nossas escolhas”, finalizou.

Em uma selva, um tigre traz a sua força e espreita entre uma folhagem. Força e suavidade foram as escolhas da turma do 3º ano B (M3B). Quem desenhou foi a aluna Julia Leonhardt, mas a escolha foi feita através de uma votação. “Escolhemos o tigre por ser o arquétipo de um animal bom. Ele representa a força da nossa turma”, destacou. Ao lado do tigre, flores e borboletaa mostram também a fragilidade do momento e trazem ainda mais cor para o quadro da turma.

Todas as obras estão expostas nas salas de aula e identificam as turmas que, neste momento, estão em salas diferentes.