Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Retorno do SMUN é positivo e traz promessas de engajamento

05/10/2017

Ivoti – Vocabulário, prática de debate, gerenciamento de conflitos e amadurecimento são alguns dos aprendizados listados pelos estudantes que participaram do Swiss Model United Nations (SMUN), uma conferência mirim das Nações Unidas onde os alunos se preparam para discutir assuntos pertinentes de interesse mundial, em inglês.

A conferência iniciou dia 27 de setembro e encerrou dia 29. Durante o evento, o Instituto Ivoti foi representando as delegações do Japão, do Paquistão e da Coreia do Sul, cada uma composta por cinco alunos. Os debates foram organizados dentro de três comitês, que são os de Segurança, da Agricultura, Econômico e Social, Financeiro Internacional e Saúde Mundial. Os comitês se reúnem para discussões e debates sobre a situação mundial atual, no qual devem buscar manter a posição real do país representado.

A turma de 15 alunos foi acompanhada pelas professoras Jéssica Finger e Ângela Musskopf e o evento foi realizado no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. Esta é a primeira vez que o Instituto Ivoti participou de um encontro do Swiss Model United Nations (SMUN).

DEPOIMENTOS

Ellen Biehl participou da conferência pela delegação da Coreia do Sul. “Foi uma experiência bem diferente do que estamos acostumados e gostei bastante de aprender como uma conferência funciona. Posso dizer que amadureci durante esses dias e adquiri mais conhecimento de mundo”, disse a estudante. Para Ellen todos deveriam ter a oportunidade de vivenciar uma experiência dessas, pois ela acredita que isso auxilia na resolução de problemas e faria diferença na sala de aula.

Arthur Trein representou o Japão e além de aprender mais sobre política e enriquecer seu vocabulário, ele acredita que um dos pontos altos foi aprender sobre a diplomacia. “Ter que conciliar a nossa vontade com a vontade do grupo e o desejo do país que representamos é bem complicado. Isso nos ajuda a melhorar a forma de argumentar e debater as questões que enfrentamos, sinto que meus argumentos hoje são mais qualificados”, destacou.

Artur Wolf Müller esteve na conferência com a delegação do Paquistão e estava no comitê de Agricultura. “São poucas as oportunidades que temos de falar o inglês formal e durante o SMUN era só assim que nos comunicávamos. Acredito que minha participação melhorou minha aptidão para pesquisa e meu vocabulário”, falou. Artur também considerou interessante a ideia de gerenciamento de crise, mesmo que no final o resultado não tenha sido muito satisfatório, pois não se conseguiu chegar aos termos de paz. Como está no 3º ano do Ensino Médio, ele não terá oportunidade de ir novamente, mas se comprometeu a participar em eventos internos e a trazer uma possível conferência até a instituição.


 

Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai