Turmas debatem temas mundiais em simulação de Conferência da ONU
Ivoti - Quais argumentos você usa para falar sobre as mudanças do clima? E sobre o Vietnã, o que você sabe? Alguma opinião formada sobre os limites impostos às mulheres pela religião? Guerra Fiscal? Liberdade de Expressão, prisão arbitrária e limitações da internet? Esses assuntos dominaram a manhã de terça-feira, 26, no Instituto Ivoti e, mais do que isso, os alunos envolvidos no Model United Nations (MUN), simulação de uma Conferência da ONU, precisaram argumentar de acordo com a cultura do país que representavam e em cinco grupos, dos 10, essa discussão ocorreu em inglês!
Na manhã de terça-feira, já divididos em comitês e com cada dupla representando uma delegação de diferentes países, o assunto girou em torno dos temas já previamente estudados: United Nations Historical Council: Vietnam (Conselho Histórico - Vietnã), United Nations Framework Convention on Climate Change (Convenção das Nações Unidas Sobre a Mudança do Clima), G20 - Fiscal War (G20 - Guerra Fiscal ), United Nation Women (ONU Mulher) e Human Rights Council (Conselho de Direitos Humanos).
Esses debates têm por objetivo a resolução de problemas, a formação de alianças entre países que tenham os mesmos interesses e propor mudanças para o problema apresentado.
As atividades do MUN iniciaram com uma turma que estudava inglês e teve a oportunidade de ir para Curitiba em setembro de 2017. A partir desse encontro os 15 estudantes, hoje a maioria já formada no Ensino Médio, assumiram a organização desse evento no Instituto Ivoti envolvendo os demais colegas dos três anos do Ensino Médio e do Curso Normal.
Aos poucos o evento foi tomando forma e se desenvolvendo e hoje o protagonismo é exclusivo dos alunos que, quando necessário, tem o suporte dos professores, em destaque, professora Ângela Musskopf e professor Lucas Breunig.
Para 2019 além do evento interno realizado esta semana, está sendo organizado uma conferência aberta com sede em diferentes instituições internacionais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná que será realizado nos dias 9,10 e 11 de junho, sendo o Instituto Ivoti a única escola gaúcha a participar. Essa parceria foi definida em uma reunião no escritório da ONU no Rio de Janeiro, em outubro onde foram definidos tópicos e redigido um estatuto para unificar a realização das conferências.