Turmas do Ensino Médio tem aula prática sobre produção de sabão e sabonete
Ivoti - As aulas de prática de Química, com a professora Alessandra Terme, estavam especialmente cheirosas nas últimas semanas. Ela ensinou para as turmas dos 3ºs anos do Ensino Médio prática de produção de sabões e sabonetes.
Antes dessa aula os estudantes pesquisaram sobre a origem do sabão, descobrindo que muito antes de Cristo ele já existia e era feito de restos de cinza da madeira e soda cáustica. Durante as pesquisas os alunos entenderam que os sabões eram misturas de gorduras de animais (sebo), como o material graxo, com as cinzas de madeiras, que possuem substâncias alcalinas. E, com o aprimoramento do seu desenvolvimento, virou artigo de luxo nos séculos XV e XVI e era produzido principalmente na França e na Itália.
A professora Alessandra explicou que a produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecido como soda cáustica. Na reação de saponificação de triglicerídeos, é produzida, além do sabão, a glicerina, que é aproveitada pela indústria para ser usada na fabricação de cosméticos, como cremes e sabonetes.