Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Extensão

A pandemia e os novos cenários para o turismo

Data: de 14 a 31 de outubro de 2020

Professora
Cíntia Dhein

Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2012), bacharel em Turismo pela Universidade Feevale (2006) e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2011). Atuou como professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nos cursos de Gestão e Tecnologia em Turismo, Gestão e Tecnologia em Hotelaria e no Curso de Administração de Empresas. Foi coordenadora de turismo na empresa Valorize Assessoria em Turismo, Cultura e Educação, atendendo gestores públicos e privados, na área de planejamento turístico.

Carga horária:
12h

Modalidade de ensino
Curso 100% on-line e com aulas ao vivo.

Investimento: R$ 136,00
Certificado: Para a emissão do certificado será necessário a realização das atividades propostas e com base nos conteúdos apresentados.

Público Alvo

Gestores públicos e privados de negócios ligados direta ou indiretamente ao turismo, Empreendedores, graduados e estudantes de turismo, que desejam ampliar seus conhecimentos com relação à pandemia do COVID-19 (SARS-CoV-2) e os novos cenários para o turismo.

Metodologia

Aulas síncronas e assíncronas, com conteúdos focados na aplicação prática do tema. Fórum de discussões e bate-papo com convidados e especialistas da área com interação mediada através de ferramentas de conversa particular e em grupo, explorando as possibilidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir networking.

Apresentação

O turismo foi um dos setores da economia mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2). Em diferentes lugares do globo terrestre, as discussões referentes às medidas de retorno às atividades sociais e econômicas, entre elas o turismo, despertam a atenção de especialistas e empresários. Compreender as mudanças estruturais e comportamentais impostas ao turismo pelo atual cenário sanitário local e global é fundamental para que as iniciativas públicas e privadas possam propor ações estratégicas e avaliar riscos operacionais. Pensar um novo formato de turismo para um novo turista é o que desejamos.

Competências

  • ● Compreender as ações de isolamento social como estratégia de reduzir a velocidade de contágio e disseminação do vírus COVID-19.
  • ● Identificar os protocolos de segurança sanitária necessários para a operação turística nas suas variadas modalidades e estruturas.
  • ● Analisar os potenciais turísticos de diferentes regiões do Brasil e do Mundo, refletir sobre as possibilidades de adequação operacional aos protocolos de segurança sanitária e propor ações de recepção turística.

Descrição

O turismo foi um dos setores da economia mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2). Desde companhias aéreas, cruzeiros, grandes redes hoteleiras e operadoras de viagens até as empresas de receptivos, pequenas pousadas, guias locais e fornecedores diretos e indiretos do turismo foram atingidos pelas questões sanitárias impostas pelo momento pandêmico.

Em diferentes lugares do globo terrestre, as discussões referentes às medidas de retorno às atividades sociais e econômicas, entre elas o turismo, despertam a atenção de especialistas e empresários. Pensar um novo formato de turismo para um novo turista é o que as iniciativas pública e privada precisam considerar nessa retomada.

O curso tem por objetivo discutir as orientações sanitárias e comportamentais descritas pelos órgãos responsáveis a nível de mundo e de país para a retomada da atividade turística e elencar os exemplos criativos e inovadores que o trade turístico, mundo afora, tem adotado para se manterem as atividades. Além disso, compreender quais mudanças no modo de viajar do turista aceleraram com a passagem da pandemia.

Pensar o negócio turístico a partir desse novo modo de viajar e receber o turista, é fundamental para se reestabelecer no novo cenário criado pela Pandemia. É um momento de replanejar/reinventar o negócio (público ou privado), usar a criatividade, entender o cliente (turista) e surpreender.

Ementa

  • ● Os desafios de se pensar as viagens num mundo trans e pós pandemia. Estratégias de inovação. (2h)
  • ● Dos protocolos de segurança a recepção ao turista. O que é a ética do cuidado com o outro? (2h)
  • ● A relação do turista com os lugares e o sentido das vivências. Como gerar valor ao meu negócio? (2h)
  • ● Análise de cenário e gestão do turismo: o que há de novo? (2h)
  • ● Planejamento estratégico. (4h)