Educação inclusiva: práticas colaborativas com foco na
resolução de problemas
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PROFESSORA: Daisy Eckhard Bondan ( especialista em Psicomotricidade Relacional, Neurociência aplicada a Educação, Coordenação Pedagógica e em Educação Transformadora. Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Doutoranda em Educação, pela Unisinos e Universidade de Murcia (Espanha).
CARGA HORÁRIA: 50 horas (2h semanais)
OBJETIVOS:
1. Apropria-se da legislação e desenvolver a compreensão acerca das políticas públicas de educação inclusiva;
2. Instrumentalizar para a atuação e gestão de uma sala de aula inclusiva;
3. Desenvolver metodologias colaborativas para a educação inclusiva, com foco na resolução de problemas.
TEMÁTICA DESENVOLVIDAS:
História da educação especial (modelo médico e social)
Políticas Públicas de Educação inclusiva, a partir da agenda internacional
Implementação das políticas públicas no Brasil
A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Lei da Inclusão: aproximações
Novos contextos: deficiência x diversidade
Tipos de concepções de gestão, redes, atores participação na educação inclusiva
Metodologias colaborativas para a educação inclusiva
Reflexões sobre a prática: estudo de situações reais
Atividades e produção de materiais para a prática da educação inclusiva
Apresentação dos estudos de caso
Público-alvo: professores e estudantes da área da educação
Modalidade: híbrida
DATA: OUT/21 - DEZ/21 e MAR - JUN/22
Horário: quartas-feiras, das 18h 30min às 20h 30min
Investimento: R$ 700,00 ( 7 X R$ 100,00)
* Mínimo de 15 participantes