Geografia
Autorizado pela Portaria MEC/SERES nº 603/2014, de 29 de outubro de 2014
		Carga Horária: 3220 horas 
		Integralização: duração mínima 08 semestres e máxima 16 semestres  
		Coordenação do Curso: Prof. Me. Thiago Moreira Safadi 
		Contato com a coordenação: thiago.safadi@institutoivoti.com.br
	
Estrutura Curricular
Objetivo
O curso de Geografia, Licenciatura, destina-se à formação de professores de Geografia para a atuação como docentes na educação básica e em outros contextos em que se desenvolvem atividades correlatas a esta área de conhecimento. Assim, o curso de Geografia capacitará docentes para atuarem como sujeitos que interpretam e descrevem o espaço geográfico com criticidade e responsabilidade, criatividade e comprometimento social que instiguem e inspirem estudantes de diferentes faixas etárias a pensarem, como cidadãos, a dinâmica do espaço de sua região, de seu país e do mundo.
O curso busca também proporcionar o pleno domínio teórico e didático sobre a área da Geografia numa visão interdisciplinar e capacidade de análise crítica das fontes de pesquisa geográfica e de suas metodologias. Finalmente, o curso se propõe a analisar a dinâmica contemporânea em suas interrelações do local com o global, contextualizando as novas tecnologias, os saberes, os novos recortes de espaço e tempo, as categorias do instantâneo e do simultâneo, as homogeneidades e complexidades espaciais, inseridas no contexto teórico e metodológico da Geografia.
Perfil do Egresso
O egresso do Curso de Geografia, Licenciatura, estará apto a desenvolver a profissão de professor de Geografia, em todas as suas dimensões, o que pressupõe domínio da natureza do conhecimento geográfico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Além disso, deverá:
- Realizar a leitura da realidade do contexto da sala de aula, compreendendo, assim, o estágio de aprendizagem do estudante e utilizar as metodologias mais adequadas e variadas, considerando a multidiversidade cognitiva, cultural e inter-relacional;
 - Identificar problemas socioculturais, ambientais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
 - Saber realizar pesquisas sobre a realidade sociocultural na qual os estudantes estejam inseridos, considerando a espacialidade, a historicidade e a multiplicidade dos elementos envolvidos na dinâmica que constitui as sociedades humanas;
 - Investir na busca pelo conhecimento espaço-temporal da cultura africana, afro-brasileira e indígena e da sua consequente valorização;
 - Trabalhar para suprir demandas sociais específicas, relativas ao seu campo de conhecimento, como o ensino, a pesquisa, a extensão, a preservação ambiental ou ainda, em assessorias a entidades públicas e privadas nos setores ambientais, culturais, artísticos, turísticos, etc;
 - Desenvolver seu trabalho, mantendo o compromisso ético com o conhecimento científico e com os princípios humanísticos;
 - Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, promovendo práticas de ensino interdisciplinares, que fortaleçam a importância da Geografia em outras áreas do conhecimento dentro do contexto escolar ou em espaços não-formais de ensino.
 
Corpo docente
- Ma. ADRIANE MONTEIRO VIANA
 - Ma. ANDRÉIA GULIELMIN DIDÓ
 - Me. DARLI RENEU BREUNIG
 - Dra. DELCI HEINLE KLEIN
 - Ma. DELCI KNEBELKAMP ARNOD
 - Ma. DORIS HELENA SCHAUN GERBER
 - Ma. JOSEANE MATIAS
 - Dr. GIOVANI MEINHARDT
 - Dra. ISABEL CRISTINA ARENDT
 - Dra. LUCIANA FACCHINI
 - Me. MARCELO AUGUSTO FRÖHLICH
 - Dra. MARGUIT CARMEM GOLDMEYER
 - Me. THIAGO MOREIRA SAFADI
 - Ma. VERA KERN HOFFMANN
 
Formação Complementar
A integralização do Currículo se dá através da realização de Atividades Complementares, de acordo com a Resolução do ISEI nº1/2004, de 08/3/2004, bem como da realização do Estágio Supervisionado.
