Letras Língua Portuguesa
Aprovado pelo Conselho Superior na reunião do dia 26/8/2013. Vigente a partir de 2015.
Pelas Letras ao mundo sonhado!
Para você, que assume-se como protagonista da sua história, que sabe que as palavras ajudam a mudar o mundo: eis o curso ideal!
O curso de Letras - Língua Portuguesa desenvolverá seu poder argumentativo, sua competência de ler e de escrever e também de cativar crianças e jovens para o engajamento na sociedade de forma participativa e proativa, tendo as palavras como aliadas perfeitas! A palavra amiga, poética, crítica e sobretudo solidária inspirada no amor pela vida!
Autorizado pela Portaria MEC/SERES nº 254 de 09 de novembro de 2012
Carga Horária: 2840 h/a
Integralização: duração mínima 08 semestres e máxima 16 semestres
Coordenação do Curso: Profª Ma. Ângela Musskopf
Contato com a coordenação: angela.musskopf@institutoivoti.com.br
Estrutura Curricular
Objetivo
O curso de Letras - Língua Portuguesa, licenciatura, destina-se à formação de professores de língua portuguesa e suas respectivas literaturas para a atuação como docentes na educação básica e em outros contextos em que se desenvolvem atividades correlatas a esta área de conhecimento.
O curso de Graduação em Letras - Língua Portuguesa, licenciatura, tem como objetivos:
- Proporcionar pleno domínio linguístico e didático, visão interdisciplinar, capacidade interpessoal, conhecimento intercultural, capacidade de análise crítica da expressão escrita e oral, reflexão sobre a atuação ética, embasada no princípio de comprometimento com a formação humanístico-cristão e capacidade de investigação da realidade educacional e sócio-cultural.
- Capacitar pessoas para atuarem na sociedade, como sujeitos que, conscientes do seu papel, realizam a leitura do mundo de forma comprometida e com sensibilidade. Escrevem com responsabilidade, criatividade a sua história, a história da sua instituição, da comunidade e da sua nação e nela intervêm de forma justa, olhando para as pessoas ao seu redor, interagindo constantemente com pessoas. Instigam e inspiram alunos de diferentes faixas etárias a escreverem, como verdadeiros cidadãos, o futuro do nosso país.
Perfil do Egresso
O egresso do curso de graduação em Letras - Língua Portuguesa, licenciatura, estará habilitado a ser professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e nos cursos de Educação Profissional. Poderá atuar em áreas nas quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos específicos de Letras Português e em contextos escolares e não-escolares. Estará apto a lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, no contexto oral e no escrito. Terá capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
Terá domínio do uso da língua portuguesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, com consciência das suas variedades linguísticas e culturais. Saberá identificar problemas socioculturais, ambientais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas. Saberá realizar pesquisa no campo educacional. Terá a competência de intervir de forma solidária e respeitosa nesse contexto, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e entre outras. Sua ação será de forma integrada com outros sujeitos, em equipe, refletindo e agindo em prol de uma vida mais digna e justa para o povo brasileiro.
Corpo docente
- Ma. ANDRÉIA GULIELMIN DIDÓ
- Ma. ÂNGELA MUSSKOPF
- Ma. BÁRBARA VIER MENGUE
- Dra. CRISTIANE KRAUSE KILIAN
- Me. DARLI RENEU BREUNIG
- Dra. DELCI HEINLE KLEIN
- Ma. DORIS HELENA SCHAUN GERBER
- Dr. GIOVANI MEINHARDT
- Dra. ISABEL CRISTINA ARENDT
- Ma. JOSEANE MATIAS
- Dra. LUCIANA FACCHINI
- Dra. LUCIANE MARIA WAGNER RAUPP
- Me. MARCELO AUGUSTO FRÖHLICH
- Dra. MARGUIT CARMEM GOLDMEYER
- Ma. VERA KERN HOFFMANN
Formação Complementar
A integralização do Currículo se dá através da realização de Atividades Complementares, de acordo com a Resolução do ISEI nº 1/2004, de 08/3/2004, bem como da realização do Estágio Supervisionado.