Letras Português e Alemão
Aprovado pelo Conselho Superior na reunião do dia 26/8/2013. Vigente a partir de 2015.
O curso de Letras Português e Alemão, licenciatura, destina-se à formação de professores de língua portuguesa e alemã e suas respectivas literaturas para a atuação como docentes na educação básica e em outros contextos em que se desenvolvem atividades correlatas a esta área de conhecimento.
Autorizado pela Portaria MEC/SERES nº 169/2012, de 13 de setembro de 2012.
Carga Horária: 3470 h/a
Integralização: duração mínima 10 semestres e máxima 20 semestres
Coordenação do Curso: Prof. Me. Darli Reneu Breunig
Contato com a coordenação: darli.breunig@institutoivoti.com.br
Estrutura Curricular
Objetivo
O curso de Graduação em Letras Português e Alemão, licenciatura, tem como objetivos:
- Proporcionar pleno domínio linguístico e didático, visão interdisciplinar, capacidade interpessoal, conhecimento intercultural, capacidade de análise crítica da expressão escrita e oral, reflexão sobre a atuação ética, embasada no princípio de comprometimento com a formação humanístico-cristã e capacidade de investigação da realidade educacional e sócio-cultural.
- Capacitar pessoas para fomentarem as diversas manifestações culturais relacionadas à língua e à tradição cultural alemã - como uma das expressões de comunicação internacional, promovendo intercâmbio acadêmico.
Perfil do Egresso
O egresso do curso de graduação em Letras Português e Alemão, licenciatura, estará habilitado a ser professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, nos cursos de Educação Profissional. Também estará habilitado a ser professor de Língua Alemã na Educação Infantil e nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Poderá atuar em áreas nas quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos específicos de Letras Português e Alemão e em contextos escolares e não-escolares.
Terá domínio do uso da língua portuguesa e alemã em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, com consciência das suas variedades linguísticas e culturais e postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas na sua área de atuação.
Corpo docente
- Ma. ANDRÉIA GULIELMIN DIDÓ
- Ma. ÂNGELA MUSSKOPF
- Ma. BÁRBARA VIER MENGUE
- Dra. CRISTIANE KRAUSE KILIAN
- Me. DARLI RENEU BREUNIG
- Dra. DELCI HEINLE KLEIN
- Ma. DORIS HELENA SCHAUN GERBER
- Dr. GIOVANI MEINHARDT
- Dra. ISABEL CRISTINA ARENDT
- Me. JORDANA TAÍS KONRAD
- Ma. JOSEANE MATIAS
- Dra. LUCIANA FACCHINI
- Dra. LUCIANE MARIA WAGNER RAUPP
- Me. MARCELO AUGUSTO FRÖHLICH
- Dra. MARGUIT CARMEM GOLDMEYER
- Esp. MERLINDE PIENING KOHL
- Ma. RAQUEL FRITZEN DAPPER VETROMILLA
- Ma. VERA KERN HOFFMANN
Formação Complementar
A integralização do Currículo se dá através da realização de Atividades Complementares, de acordo com a Resolução do ISEI nº 1/2004, de 08/3/2004, bem como da realização do Estágio Supervisionado.