Acadêmica de pedagogia Franciéli Bender fala sobre a construção do seu TCC
Ivoti - A acadêmica entrevistada hoje é a Franciéli Taís Bender que escreveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre Desafios nas experiências dos acadêmicos-professores em diferentes níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e foi orientada pela Prof. Dra. Marguit Goldmeyer.
Desde julho trazemos aqui alguns TCCs que se destacaram no primeiro semestre de 2020. Confira o que já foi publicado: Davidson de Melo, Gabrieli Bender, Thainá da Silva e Tatiana Caroline Dresch.
Por que escolheu esse assunto para desenvolver como trabalho de conclusão?
Franciéli: Porque sempre houve a curiosidade em saber o que influenciava os acadêmicos-professores do curso de Licenciatura e Pedagogia na escolha pela atuação na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, quando atuam nas escolas.
Qual foi a principal conclusão a que chegou após o término da tua pesquisa?
Franciéli: A pesquisa possibilitou compreender um pouco mais os motivos que levam os acadêmicos a optarem pela atuação na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais. E, consequentemente, que tipo de perfil os secretários de educação procuram para atuarem nas suas escolas.
Nos relatos dos acadêmicos-professores nota-se que o que influenciou na escolha pela Educação Infantil foi a identificação com as crianças pequenas, o afeto que elas lhes passam e o desenvolvimento em si das crianças, já os acadêmicos que atuam no Ensino Fundamental I disseram que gostam muito de serem desafiados, sempre estarem atualizados para poderem compartilhar, pois todo dia são novas aprendizagens, sem deixar de mencionar que se identificam com crianças e pré-adolescentes. Em relação às secretarias da educação notou-se que se têm um perfil de docente desejado para as escolas. São esperados profissionais comprometidos, responsáveis, que amem a profissão e que gostem principalmente de crianças.
Qual recado gostaria de deixar para os formandos de 2020/2 sobre a elaboração do TCC?
Franciéli: Gostaria de dizer que determinação e foco são essenciais. Trago uma citação de Rubem Alves para que os acadêmicos-professores possam se inspirar e refletir sobre o que é educação:
“E qual seria a tarefa primordial da educação senão levar-nos a aprender a amar, a sonhar, a fazer nossos próprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a ousar pensar diferente... a sermos cada vez mais nós mesmo, aceitando o desafio do novo?” - Rubem Alves
E vocês acadêmicos-professores estão preparados para se desafiarem ao novo?