Acadêmicos participam de oficina sobre Viagens como fontes históricas
Ivoti – Na noite de quinta-feira, 26, os acadêmicos do Curso de História participaram de uma oficina sobre Relatos de Viagens como fontes históricas ministrada por Welington Augusto Blume. O objetivo da oficina é analisar a importância desta fonte de pesquisa para compreender a sociedade do passado e do presente, percebendo os relatos de viagens como formas de perceber o mundo através dos olhos e das interpretações dos viajantes que os escreviam.
“Essa fonte de pesquisa tem se tornado bastante utilizada pelos pesquisadores nos últimos anos, e é importante para os acadêmicos terem contato com as possibilidades e metodologias para uso destas fontes”, afirmou o coordenador do curso Rodrigo Luis dos Santos.
Em um primeiro momento, foi realizada uma reflexão historiográfica e teórico-metodológica sobre essa fonte. Em seguida, os alunos fizeram a análise de alguns relatos de viajantes, especialmente do século XIX, falando sobre o Brasil e o Rio Grande do Sul.
A oficina faz parte do Curso de Extensão Fontes para a Pesquisa Histórica: tipos, metodologias e possibilidades, promovido pelo Curso de Graduação em História do Instituto Superior de Educação Ivoti e Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai