Acadêmicos promovem Café Literário na disciplina de produção textual
Ivoti – Escrever! Esta é a palavra-chave da disciplina de produção textual ministrada pela professora Marguit Goldmeyer. Durante um semestre os acadêmicos mergulham na escrita e desde o primeiro encontro são desafiados a encontrar professores da região que escrevem textos literários, crônicas, poemas ou contos e tem suas obras publicadas em jornais ou livros.
Esse projeto, intitulado “Nos rastros de professores escritores, descobrindo referências!”, é realizado em etapas ao longo do semestre, iniciando com a escolha do professor ou professora que será a inspiração do acadêmico. Após essa escolha, é preciso compartilhar com a turma o professor protagonista e, na fase seguinte, buscar esse contato e agendar uma entrevista.
Após a conversa, a entrevista é apresentada aos colegas em forma de texto e, na sequência, o acadêmico é desafiado a escrever uma crônica ou um conto a partir dessa conversa com o docente entrevistado. Uma nova apresentação é feita aos colegas em preparação para a apresentação oficial.
O ápice da atividade ocorreu no dia 21 de junho com o Café Literário. Nesse dia, os acadêmicos trouxeram para a sala de aula seus textos e também o professor que serviu de inspiração para essa produção literária. Participaram do Café os acadêmicos Daiana Rech da Silva, Clarissa Brandão Collar, Luana Raquel Kern, Luisa Engster Rosario, Sandy Jeane Metz, Leonardo Augusto do Nascimento e Rômulo Corrêa Lengert. O grupo fez o trabalho com os professores e escritores Gabriela Moroni, Célia Heylmann e Márcia Funke Dieter
Para finalizar as tarefas, em trios, os acadêmicos escrevem uma notícia sobre o evento do dia 21.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai