Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Alunos apresentam nas Bancas de Qualificação de Pós-Graduação

09/02/2018

Ivoti – Em dezembro os alunos de Pós-Graduação dos cursos de Educação e Coordenação Pedagógica e Neurociências apresentaram seus projetos para as bancas de qualificação. Segundo a coordenadora Marguit Goldmeyer, trabalhos de qualidade foram apresentados pelos alunos. Os trabalhos de conclusão de curso da turma de 2016-2017 foram desenvolvidos ao longo do ano de 2017

“Acredito ser privilegiada em realizar um curso de pós-graduação, e também, através da monografia, ser pesquisadora da realidade educacional da nossa região. Apresentar a caminhada de minha pesquisa na banca foi gratificante, pois pude perceber que meu estudo é relevante e poderá servir de inspiração para outros espaços. Outro fator importante é que esse momento não caracterizou-se pela etapa final do trabalho, mas um espaço de trocar ideias e acolher as sugestões da banca e dos colegas para que o trabalho ficasse melhor”, afirmou a estudante de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica, Bruna Fernanda Utzig Immig. O trabalho desenvolvido por Bruna foi sobre Avaliação Institucional análise de caso prático na Rede Municipal de Dois Irmãos.

O professor dessa Pós-Gradução, João Francisco, destacou a forma de avaliação das Monografias dos Cursos de Especialização como forma de atestar o zelo pela qualidade acadêmica. “Trabalhos individuais com orientação sistemática geram uma experiência de pesquisa importante aos estudantes. Passar pela experiência de avaliação numa espécie de banca de qualificação composta por professores mestres e doutores (muito similar ao que ocorre nos Cursos de Mestrado, por exemplo) é um importante exercício acadêmico”, afirmou. Para o professor, esse momento permite identificar os avanços, as conquistas, colher sugestões e também identificar ou confirmar os pontos que precisam de ajuste. A partir da contribuição crítica dos avaliadores, estudante e orientação dispõem de um tempo precioso para analisar o que colheram e gerar intervenções para a finalização mais consistente do trabalho. “É uma excelente forma de trabalho! O Instituto Ivoti acerta na direção da qualidade das produções com essa sistemática” concluiu.

O professor de Educação Básica da Feevale, Vitor Hugo Schmitt apresentou o trabalho na banca da pós-graduação em Neurociências e Educação, buscando investigar como a prática pedagógica adotada nas aulas de Educação Física pode contribuir para a construção da autonomia do estudante adolescente. “O tempo que antecedeu a apresentação foi de intenso estudo, muito bem orientado pela professora Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, que esteve sempre à disposição, clareando minhas dúvidas e me apontando o caminho para realizar uma pesquisa de qualidade”. Os temas desenvolvidos e aprofundados durante a construção do trabalho de conclusão do Vitor foram: a construção da autonomia, mediação docente, tomada de decisão na adolescência e o cérebro adolescente em transformação. “A banca foi uma experiência nova para mim, pois, ao me graduar em Educação Física, não necessitei apresentar meu TCC. Foi muito bom poder compartilhar a minha pesquisa com os professores, e a colega convidada, presentes na banca, dos quais tive ótimas contribuições após minha fala. Todo o aprendizado que tive até então, com certeza, fará significativa diferença na minha atuação docente”, disse o professor.

A professora Ana Lúcia Cecconello destacou o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos participantes dos cursos. “Os alunos fizeram um extenso trabalho de pesquisa bibliográfica sobre seus temas escolhidos e trouxeram estes assuntos para dentro do contexto das escolas onde trabalham, o que é um diferencial importante destes trabalhos. O tema mais discutido este ano foi o efeito das emoções sobre o aprendizado, analisado sob diferentes óticas”, afirmou.

Além dos cursos já em andamento, o Instituto Ivoti tem seis cursos com inscrições a partir de 20 de fevereiro. Saiba mais acessando o site


 

Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai