Comissão do MEC avalia cursos de Licenciatura de História e Geografia
Ivoti - Nos meses de agosto e de outubro o Instituto Ivoti recebeu a visita de duas comissões de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento dos cursos de Licenciatura em Geografia e História. Na terça-feira, 30, foram divulgados os pareceres e ambos os cursos tiveram excelentes resultados.
O Curso de Geografia foi reconhecido com conceito 4 e o de História foi avaliado com conceito 5, a nota máxima.
O Relatório da Avaliação da Visita de Reconhecimento do Curso de História apresenta considerações sobre a organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A instituição obteve destaque na parte da infraestrutura, bem como suas políticas institucionais, que estão voltadas para a realidade regional, demonstrando que a dinâmica de trabalho está preocupada com os problemas e com as oportunidades regionais.
O relatório menciona que a metodologia possibilita o desenvolvimento dos conteúdos conduzindo o acadêmico a um processo de autonomia em seus estudos e atividades no decorrer de todo o curso. “As práticas pedagógicas apresentadas e referendadas pelas falas dos estudantes aliam teoria e prática. Essas práticas são inovadoras, especialmente no que concerne ao direcionamento da reflexão para as novas demandas do mercado de trabalho e às novas tecnologias de informação e comunicação”.
Também consta no relatório o comprometimento das equipes de trabalho da instituição que apresentou de forma ordenada e organizada os documentos solicitados, comparecendo às reuniões, no apoio à visita às instalações físicas e ao pronto atendimento em relação às solicitações diversas no tocante a documentos no decorrer da avaliação.
A diretora do Ensino Superior Doris Gerber ressalta que as duas comissões parabenizaram a instituição pelo trabalho e por continuar apostando na formação presencial de professores. Já o coordenador dos cursos, Thiago Safadi, destacou que o resultado é reflexo de um trabalho iniciado há quatro, percorrido e apoiado durante essa caminhada por diferentes profissionais.
“A contribuição desses profissionais foi fundamental para a consolidação da pluralidade dos cursos, que dialogam com diferentes realidades escolares e que estão capacitando nossos estudantes para exercerem a profissão de professor com todas as habilidades e competências que o atual dinamismo da sociedade requer” destacou Thiago.
Ele ainda afirmou que a notação máxima do MEC para o curso de História e o Conceito 4 para a Geografia são motivos de grande felicidade para todos, “é o reconhecimento de que as relações entre alunos, professores e instituição estão em harmonia, que as metodologias são eficientes e que estamos no caminho certo, tanto na formação quanto na valorização do profissional Professor”, concluiu.