Diego Freitas conquista bolsa no programa German Chancellor Fellowship
Ivoti - O sempre aluno do Curso de Letras Português e Alemão do Ensino Superior do Instituto Ivoti, Diego Freitas, conquistou uma bolsa de estudos no programa German Chancellor Fellowship (Bundeskanzler-Stipendium) que proporciona a jovens graduados a oportunidade de desenvolver um projeto do seu interesse profissional.
O programa é uma iniciativa da fundação Alexander von Humboldt - patrocínio da Chanceler Alemã, com financiamento do Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha - para graduados dos Estados Unidos, da Federação Russa, da República Popular da China, do Brasil e da Índia.
Diego relata que iniciou seu projeto de pesquisa em maio de 2019. “Foi um processo um pouco longo, pois além de pensar no projeto com significado e relevância para mim e para sociedade, com objetivo de criar pontes entre o Brasil e a Alemanha, eu precisava também encontrar um(a) orientador(a) na Alemanha, com interesse em acompanhar o desenvolvimento do meu projeto e da minha pesquisa”, recorda.
Após delimitar o tema de pesquisa e os objetivos que gostaria de alcançar, Diego fez contato com a Prof. Dr. Marion Grein – do Instituto de Alemão da Universidade Johannes Gutenberg in Mainz – que se interessou pelo projeto e aceitou ser sua orientadora.
O projeto tem como principal objetivo analisar as políticas linguística relacionadas ao multilinguíssimo presente na Europa e principalmente na Alemanha.. Isso é acompanhado por um estudo intensivo dos programas de intercâmbio e mobilidade existentes (Erasmus plus, DAAD), a fim de ver como esses conceitos podem ser adaptados efetivamente para Brasil, com objetivo de oferecer oportunidades de intercâmbios aos jovens brasileiros e fomento de uma cultura multilíngue.
Natural do Recife/PE, Diego conta que sua motivação surgiu das oportunidades que teve enquanto aluno de escola pública, participando de dois programas de mobilidade juvenil e fomento do multilinguíssimo: o Programa Ganhe o Mundo da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e da Iniciativa PASCH (Escolas: uma parceria para o futuro) financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em parceria com o Goethe-Institut e outras instituições. “Acredito que essas iniciativas tenham desempenhado um papel fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional e, por isso, creio também que elas sejam peças fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade interculturalmente competente e colaborativa”, disse.
No final de agosto de 2019, o projeto foi submetido ao comitê de seleção da Fundação Alexander von Humboldt, que passou por duas fases de seleção – análise do projeto e entrevista. O início do programa está previsto para o mês de outubro de 2020 e tem duração de um ano. “Minhas grandes expectativas são pela ampla troca de conhecimento com diversos atores e fomentadores dessas políticas, bem como professores e ex-participantes de projetos e iniciativas que promovem a mobilidade juvenil e multilinguíssimo; pelo intenso estudo e aprofundamento nessas temáticas junto a minha orientadora; além da imersão enquanto pesquisador em uma universidade alemã e o desenvolvimento de estratégias e redes, que visam a intensificação do fomento de políticas públicas no âmbito do tema da minha pesquisa”, afirmou Diego.