Educação 3.0: quais os sentidos?
Ivoti – A doutora Manolita Correia Lima, de São Paulo, esteve no VI Congresso Sala de aula e sentidos: O que aprender? - dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro - com o tema Educação 3.0: quais os sentidos?. Manolita falou sobre o orgulho que tem dos professores e de perceber o quanto cada um deles acredita na causa da profissão.
Segundo ela, a tecnologia é um meio, um auxílio, que deve ser trazido para dentro da sala de aula. “Precisamos usar essa energia nova a nosso favor e permitir que o jovem traga essa mudança cultural. Somos todos seres em formação e precisamos nos colocar dispostos a ouvir, sentir e aprender com as novas experiências”, disse. A Educação 3.0 tira um pouco o lugar do professor como líder e apresenta um profissional mais aberto, um guia do conhecimento, buscando a democratização do aprendizado, permitindo que o aluno encontre sua própria autonomia.
A profissional falou sobre seu encantamento com a profissão de professor, na qual atua há mais de 20 anos, e o quanto existe a busca constante pelo aprendizado. Segundo ela, os professores se nutrem de conhecimento e por isso não se distanciam da condição de estudantes.
Manolita falou também sobre o diálogo conceitual da Educação 3.0 e a Metodologia ativa, dois assuntos que permearam o Congresso. “É sempre emocionante fazer parte de um evento voltado para a educação e foi um belo presente perceber o quanto os assuntos abordados trabalharam juntos para a construção dessa educação positiva. É preciso continuar acreditando que podemos fazer a diferença”, avaliou a professora.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai