Espaço histórico de Ivoti é o tema do TCC da Thainá da Silva
Ivoti - Hoje o Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Superior destacado pelos professores foi da acadêmica de História Thainá Tuanne Borges da Silva. Ela escreveu sobre “Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti: perspectiva da comunidade local em relação ao espaço” e foi orientada pela prof. Dra. Isabel Cristina Arednt.
No primeiro semestre de 2020, 11 acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia, Língua Portuguesa e História apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em bancas online.
Confira essa experiência pelo olhar do Davidson Santos de Melo (AQUI) e da Gabrieli Maria Bender (AQUI)
Por que escolheu esse assunto para desenvolver como trabalho de conclusão?
Thainá: Escolhi esse assunto porque nasci e cresci em Ivoti, tenho um laço muito forte com a cidade e em especifico com o espaço. Nasci em 1996, nessa época a Ponte do Imperador e o seu entorno já haviam sido tombados, então conforme eu crescia o Núcleo ia sendo restaurado, não tive a oportunidade de conhecer o antes, apenas o depois, com isso, escolhi esse tema para me aprofundar na história da minha cidade e ver com outros olhos de que forma esse espaço era. Assim, nas últimas visitas ao Núcleo me surgiu um questionamento: como os ivotienses enxergam esse espaço? A partir disso, passei a observar e analisar porque o morador frequenta esse local de memória e porque está o visitando, ou seja, o que o envolve?
Qual foi a principal conclusão a que chegou após o término da tua pesquisa?
Thainá: A principal conclusão que cheguei após o término da minha pesquisa é de que existem dois diagnósticos: justificativa e memorização.
No início do processo de revitalização do espaço, a população não se interessava pela localidade, era literalmente uma cidade fantasma. É a partir de 1997, após alguns restauros e modificações pensados pela Prefeitura Municipal e pelo Departamento de Cultura e Turismo, que a comunidade passa a enxergar este Núcleo com outros olhos, dando finalmente valor para esse patrimônio.
Do questionário online respondido pelos moradores, 42,25% justificam que frequentam o Núcleo por sua beleza, 29,11% pela importância histórica do espaço, 14,55% pela natureza e 6,54% pelos eventos que ocorrem no local. ONúcleo vai além de sua importância histórica e seu papel de memória junto da sociedade, é um espaço que mistura a paisagem cultural e o assentamento original ali encontrado. Quando esse recinto é mencionado, junto de sua história de ascensão e declínio, também é narrado sua paisagem cultural, ou seja, é o resultado da quantidade de edificações em pé no local, mas também se encontram ali outras casas ecléticas, uma paisagem que faz contato com a natureza, porque era isso que os colonos que moravam ali viam, era nesse contexto que eles se enquadravam.
Qual recado gostaria de deixar para os formandos de 2020/2 sobre a elaboração do TCC?
Thainá: O recado que eu gostaria de deixar para os formandos de 2020/2 sobre o TCC é: não se desesperem. Façam um planejamento de suas metas, busquem esmiuçar seus objetivos. Lembrem de não dar um salto maior que o pé e sempre estejam um pé a frente, não deixem de fazer o que conseguem hoje, para amanhã, porque o amanhã pode ser bem diferente do planejado.
Meu TCC foi em plena pandemia, não pude sair pesquisar e nem fazer entrevistas, desta forma, aliei a tecnologia com meus objetivos e metas. Apliquei um questionário online e três entrevistas gravadas via google meet e telefone celular. Então formandos, quanto mais vocês se adiantarem, melhor, ainda terão tempo para ajustar detalhes e não precisarão esquentar a cabeça com o TCC, porque sempre ouvi que ele é um saco e muitíssimo difícil, mas a minha experiência foi bem diferente, super tranquilo, isso vai da vivência de cada um, então, não se comparem com fulano, jamais! Não esquecendo, logicamente, de comemorar suas pequenas conquistas!