Oitenta trabalhos de pesquisa são apresentados no Congresso de Educação
Ivoti - A tarde de quarta-feira, 23, foi intensa para os participantes do 8º Congresso Nacional e 5º Congresso Internacional de Educação do Instituto Ivoti - Educação de uma vez por todos. Foi dia de apresentar e assistir às Comunicações de Pesquisa, foram 80 trabalhos apresentados em seis Áreas temáticas: Educação: tecnologias e linguagens; Cultura, identidade, currículo e saberes; Educação ambiental e patrimonial; Formação de professores. Trabalho docente; Políticas públicas e gestão da educação e Gestão empresarial, educação e desenvolvimento regional.
A realidade on-line traz como benefício aproximar pessoas de outros estados e neste Congresso muitos trabalhos vieram além das fronteiras gaúchas. Como o trabalho do Edmar Camilo Cotrim, “Direitos que ficaram para trás: um resgate de ideias e documentos desconsiderados na construção da cidadania de crianças e adolescentes”, que apresentou seu trabalho da cidade de Silvânia, em Goiás.
A Aira Cristine de Souza, também de Goiás, no município de Amaralina, enriqueceu as comunicações com dois trabalhos inspirados na literatura de Monteiro Lobato: Cultura afrodescendente, tradição oral e adaptações linguísticas no livro “Histórias de Tia Nastácia”, de Monteiro Lobato e Aventuras na Hélade: uma releitura da obra “O Minotauro”, em Monteiro Lobato.
Vindo virtualmente do Rio de Janeiro, André Luís Faria Duarte apresentou O ingresso no mercado de trabalho do guia de turismo recém-formado. E Márcia de Souza Damasceno, de Barra do Garças, em Mato Grosso, falou sobre Aprendizagem da língua portuguesa: a importância do smartphone como recurso didático.
Giliane Alves da Silva falou sobre Desafios da gestão escolar na aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental I - estudos de casos em duas escolas públicas do interior de Minas. Giliane se inscreveu da cidade de Bonfinópolis de Minas, em Minas Gerais. Selma Alves Teixeira, que apresentou As formas de atuação do pedagogo nas organizações, também é de Minas Gerais, da cidade de Natalândia.
E a representante de Fortaleza, no Ceará, Astenhia Patrícia Leão da Silva, trouxe o trabalho Inclusão digital de professores de um Centro de Educação Infantil: um estudo caso, para compartilhar nas Comunicações de Pesquisa.
Além desses, muitos outros trabalhos foram apresentados de diferentes estados e também da cidade de Ivoti, onde acontece o Congresso, como os trabalhos da Josíbia Laís Kronbauer Braun, Desafios da gestão escolar. O papel da liderança na superação de paradigmas. E da Juliana Moro da Silva, SALA DE AULA INVERTIDA: Aprendizagem atraente e efetiva nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio.
Nesta quinta-feira, 24, o congresso segue com o painel: Educação é desenvolvimento regional. Os painelistas da noite são Susana Kakuta (Executiva/TECNOSINOS), Pedro Henrique Thompson Furtado (CEO/Revista Exame), Ronald Krummenauer (CEO/TransformaRS) e Tiago Luiz Schmidt (presidente do Conselho da Sicredi Pioneira RS). A mediação será feita pelo diretor da Rede União FM Rodrigo Giacomet.