Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Patrícia escolheu falar sobre a Resiliência Feminina em seu TCC

26/08/2020

Ivoti - Patrícia de Jesus se formou em História no Ensino Superior do Instituto Ivoti e, como Trabalho de Conclusão de Curso, ela escolheu o tema Resiliência Feminina Nos Anos De chumbo. Patrícia foi orientada pela prof. Dra. Isabel Cristina Arendt.

Confira outros trabalhos já destacados aqui: Davidson de Melo, Gabrieli Bender, Thainá da Silva e Tatiana Dresch.

Por que escolheu esse assunto para desenvolver como trabalho de conclusão.

Patrícia: Meu objetivo como esse tema de pesquisa foi de mostrar as torturas e violências sexuais físicas e morais a que foram expostas as mulheres militantes que ousaram participar de organizações e movimentos políticos e sociais contra a Ditadura Civil Militar no Brasil, que foi uma prática disseminada em todos os órgãos de repressão.

Qual foi a principal  conclusão  a que chegou  após  o término da tua pesquisa?

Patrícia: Creio que por não ter sido exposto com clareza para a sociedade esse período da história recente do Brasil, na atualidade crescem movimentos de alguns grupos que vão para as ruas pedindo a volta da ditadura, com o argumento de resolver problemas de um Estado democrático. Contudo, precisa ficar claro que se resolve problemas de um Estado democrático com democracia e não com ditadura. 

Para que nunca mais o Brasil seja governado por um Regime Militar, é preciso enfatizar, falar às pessoas sobre a verdade do que foi viver sob uma ditadura aqui no Brasil nos anos de 1964-1985. A resiliência feminina, nos anos de chumbo, enfocada no presente trabalho, salientou a força da mulher ao enfrentar situações adversas, como foi este período sombrio da história recente.

Qual o recado gostaria de deixar para os formandos de 2020/2 sobre a elaboração do TCC?

Patrícia: Inicialmente definir com muita clareza o tema de pesquisa, algo que desperte em você muito interesse, visto que vai demandar muita dedicação durante o desenvolvimento do trabalho. Também é importante deixar bem claro para seu orientador qual é o foco da sua pesquisa, assim como, a sincronia e comprometimento com o orientador é fundamental para obter êxito no trabalho de conclusão.