Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Práticas Reflexivas na Educação Bilíngue

16/06/2020

Pesquisar sobre a diversidade de contextos de Educação Bilíngue em um país tão diverso quanto o nosso é uma necessidade neste momento em que nos voltamos para o plurilinguismo que sempre marcou nossa história. 
Um país que historicamente apagou a enorme variedade de línguas indígenas, línguas de migração, línguas de refúgio, línguas de sinais e línguas de acesso ao mundo globalizado, e que aos poucos vão ganhando espaço e visibilidade. Línguas que incluem, que dão força à expressão da individualidade, que marcam histórias pessoais e familiares, que permitem ascensão social e que dão forma a muitos modos de ver e de dizer o mundo.
Este livro é fruto de muitas mãos e muitas vozes que se dedicaram, em um curso de pós-graduação, a entender melhor sua própria história e a história de suas comunidades por meio das línguas que nos formam. É uma viagem de cada pesquisador a si mesmo em busca das línguas que o constituem, e também uma viagem ao outro, ao sujeito de cada pesquisa, seja ele o aluno ou o professor que colaborou para a compreensão da realidade investigada por cada pesquisador-autor.
É um livro necessário neste momento em que nos descobrimos como um país plurilíngue e que nos desenhamos como uma sociedade em que a diversidade linguística seja vista como uma riqueza a ser preservada e desenvolvida. Em que buscamos, como educadores, formas de construir gerações mais tolerantes, mais competentes linguisticamente e academicamente, e mais preparadas para atuar em um mundo em que os destinos são cada vez mais entrelaçados.
Esta live é um convite ao nosso livro e ao debate que o cerca. Não perca a oportunidade de ouvir nossas vozes e expressar a sua!

Dra. Selma de Assis Moura

 

 

 

 

Para conhecer ainda mais sobre essa publicação e ter a oportunidade de adquirir o e-book com o livro completo, as professoras organizadoras vão realizar uma LIVE no YouTube e no Facebook do Instituto Ivoti.

Será na quinta-feira, 18, às 19 horas, não perca!