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Projeto de Residência Pedagógica prepara futuros professores

24/10/2017

Ivoti – Durante uma semana acadêmicos do Ensino Superior são recebidos em instituições de ensino para observar, acompanhar e vivenciar a prática docente. Esse ano, os 11 estudantes do Projeto de Residência Pedagógica foram além do município e até da Rede Sinodal e acompanharam turmas em escolas de Brusque, Blumenau, Joinville e São Paulo.

Alice Mueller, Bruna Eliza Hoffmann, Bruna Cristina Endler Schmitt, Licéria Aparecida Engel, Cristiane Luísa Juchem, Fabiane Cristine Waechter, Gésica Cristina Fritsch Dorfey, Cassiano Fagundes, Cibele Aparecida Müller, Tanyamara Eufrásio Cavalcante e Luana Vanessa Scherer assistiram aulas, participaram de reuniões, conversaram com docentes e alunos, tendo a oportunidade de perceber a vida em escolas diferentes.

O programa existe no Instituto Ivoti há 10 anos e é uma forma de demonstrar o comprometimento na formação de docentes qualificados. “A experiência foi essencial para a minha formação, já que até então eu só havia tido contato com escolas da rede estadual e municipal. Poder acompanhar a forma de ensino e organização de uma escola de rede privado foi gratificante, pois pude ampliar ainda mais os meus conhecimentos a cerca de ensino e aprendizagem”, relatou a estudante de Letras Português, Cibele Müller, que fez sua prática em Lajeado, no Colégio Gustavo Adolfo.

Para a acadêmica de Letras Português e Alemão, Fabiane Waechter, que fez a prática no Colégio Mauá, em Santa Cruz, foi uma experiência maravilhosa, pois permite conhecer uma realidade diferente da qual estão habituados. “Ela é significativa, pois conhecemos a organização e o funcionamento da instituição, como os professores se preparam e quais as metodologias utilizam em sala de aula. Observamos aulas de professores na nossa área de formação e aprendemos muito, ao mesmo tempo que refletimos sobre a formação da nossa identidade docente”, disse.

“Estamos durante toda a faculdade em constante atuação nas escolas, seja com pesquisas até os estágios obrigatórios. Mas a residência dá uma oportunidade de visão diferenciada do que é ‘ser escola’. Também possibilita a observação de aulas de outras disciplinas, pois durante toda a faculdade ficamos um pouco centrados apenas na nossa área de estudo no qual iremos nos formar”, disse a estudante de Letras Português, Tanyamara Cavalcante, que fez sua prática no Colégio Teutônia. Outra oportunidade destacada por Tanyamara foi de observar como se ensina a língua portuguesa nas séries de alfabetização. “Fui muito bem recebida pela escola e trouxe uma vasta bagagem e amigos”, finalizou a acadêmica. 

 

Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai