Segundo dia de Congresso tem palestras e oficinas
Ivoti – A manhã de sexta-feira do VI Congresso Nacional de Educação, III Congresso Internacional de Educação e III Seminário PIBID teve as palestras sobre Metodologia Ativa e Interdisciplinaridade: do discurso para a vivência. Na parte da tarde ocorreram as oficinas e as comunicações temáticas.
A mestra Maidi Dalri trouxe para os participantes os conceitos de Metodologia Ativa. “Crianças são naturalmente ativas, elas buscam a descoberta. O adulto precisa ser convencido do benefício dessa ação antes dele se prontificar a participar”, afirmou. Maidi falou sobre as armadilhas do conhecimento e instigou os professores a levarem para sala de aula seus saber e seus questionamentos, construindo juntos o processo criativo. “Precisamos tirar o medo da escola. A aprendizagem colaborativa é ativa e são as perguntas que movem o mundo”, resumiu a palestrante. De forma interativa, Maidi pediu auxiliou, formou grupos e passou sua mensagem.
Na sequência, a doutora Ana Maria Varella trouxe o tema interdisciplinaridade. Mostrando como os projetos idealizado saem do sonho e viram realidade. “Precisamos pensar no lado positivo da prática e saber que os sentidos são a base da interdisciplinaridade. O mais importante é sempre a voz da plateia”, disse.
Na parte da tarde os participantes estarão envolvidos com oficinas de diferentes temas. Uso de aplicativos no cotidiano pedagógico, com o mestre Fábio Anschau e a doutora Cristiane Kilian. Narrativas Autobiográficas, com a doutora Luciane Raupp. Elaborando atividades para avaliar habilidades, com o mestre Douglas Dantas. Práticas: sala de aula invertida, com os doutores Delci Klein Lucas Ogliari. Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diferentes perspectivas, com a mestra Raquel Konrath. Preconceito Racial, com o professor Darlã Alves. História e Cinema: reflexões e usos em sala de aula, com o mestre Rodrigo dos Santos. O olhar do teatro para a diversidade, com o mestre Edmar Galiza. Práticas musicais para a sala de aula, com a mestre Mônia Kothe. E Sua voz é sua alma, com a professora Lúcia Passos. O dia encerra com as comunicações temáticas.
No sábado ocorrem ainda um bate papo pedagógico, com Ana Maria Surdá, Waldy Lau, Ailim Schwambach e Giovani Meinhardt. O evento encerra com o palestrante Celso Gutfreind com o tema: Sentir para dar sentido!
Confira a galeria de fotos AQUI
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai