Vida de professores inspira acadêmicos na produção de biografias
Texto: Mariana Bühler (foto)
Ivoti - No dia 5 de junho a turma que cursa a disciplina de Produção Textual, no Instituto Ivoti e que, devido à pandemia, segue tendo aulas remotas, foi desafiada pela professora Marguit Goldmeyer a escrever uma biografia contando a vida de um professor. O texto devia estar de acordo com as orientações e estudos que os alunos já haviam aprendido nas aulas anteriores.
A proposta veio a partir de um outro trabalho que os estudantes realizaram: uma entrevista com um profissional de sua faculdade. Cada aluno elaborou perguntas e, por meio de telefonemas ou mensagens, registrou as respostas em um documento. Após isso, a professora pediu que escrevessem a biografia do docente, incluindo o máximo de informações possíveis.
A turma de 14 alunos seguiu à risca os princípios da produção biográfica e produziu textos muito bons, conforme a professora Marguit. A estudante Mariana Bühler, também responsável por esta notícia, contou um pouco sobre a experiência. Ela relatou que foram interessantes as produções de pesquisa e entrevista, e que gostou de saber mais sobre a vida e carreira da docente escolhida. “A professora Adriana Stephanie foi muito atenciosa e respondeu todas as minhas perguntas com dedicação. Fiz o melhor que pude para transformar a entrevista em um texto agradável e com significado”, destacou Mariana.
Ao longo do semestre a turma já produziu diversos textos, como crônicas, narrativas e contos. A professora Marguit corrige-os e, por meio de aulas on-line, explica novos conteúdos e esclarece dúvidas dos estudantes.
Após a escrita das notícias, o material foi enviado para a jornalista Vanessa Pustai, responsável pelo site e redes sociais da instituição, que fez a correção e escolha do texto que iria para as notícias do site do Instituto Ivoti. Nos próximos dias, as quatro biografias escolhidas pela turma serão divulgadas no site do Instituto Ivoti.