Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Pós-Graduação

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): INTERFACES COM NEUROCIÊNCIAS

Objetivo:
Promover a aquisição, desenvolvimento e consolidação de expertises na área da educação integral, inclusiva e no atendimento educacional especializado (AEE), considerando referenciais das neurociências;

Processo seletivo para ingresso:
O curso será oferecido exclusivamente aos portadores de título de graduação.

Público de interesse:
Gestores, professores e demais profissionais interessados em cursos na área da educação integral, inclusiva e do atendimento educacional especializado (AEE).

Período de realização do curso:
junho de 2019 a junho de 2021

Dias e horários das aulas:
Sexta-feira: 19h às 22h30min
Sábado: 8h às 12h
Um a dois encontros mensais

Matriz curricular de 380h, assim divididas:

a) Componentes Curriculares

  • Neurociências: contribuições para a educação integral - 20h (presencial) 5h (online)
  • Bases neurobiológicas da aprendizagem - 15h (presencial) e 5h (online)
  • Dificuldades de aprendizagem - 20h (presencial) 5h (online)
  • Atenção, memória e funções executivas - 20h (presencial)
  • Cérebro, emoção e comportamento 20h (presencial) 5h (online)
  • Neuropsicologia da aprendizagem - 5h (presencial) e 5h (online)
  • Distúrbios neurológicos- 15h (presencial)
  • Práticas pedagógicas: desvendando o cérebro- 10h (presencial) e 5h (online)
  • Pesquisa pedagógica e o aprimoramento do ambiente educativo - 10h
  • Fundamentos históricos e filosóficos da educação inclusiva -10h (presencial) e 5h (online)
  • Ética na educação -5h (presencial) e 5h (online) –
  • Políticas e práticas de Educação Inclusiva 10h (presencial) Educação bilíngue de surdos - 10h (presencial) e 5h (online)
  • Alfabetização em braille - 5h (presencial)
  • As contribuições da musicoterapia na educação inclusiva- 10h (presencial)
  • Educação inclusiva: adaptações curriculares no âmbito escolar - 15h (presencial) e 5h (online)
  • Tecnologia assistiva/comunicação alternativa 10h (presencial) e 5h (online)
  • Práticas educativas para AEE I: pessoa com deficiência 10h (presencial) e 5h (online)
  • Práticas educativas para AEE II: altas habilidades/superdotação 10h
  • Práticas educativas para AEE III: transtorno global do desenvolvimento 10h
  • Práticas educativas para AEE IV: salas de recursos multifuncionais 10h
  • Práticas investigativas: pesquisas e intervenções no contexto escolar- 10h (presencial) e 5h (online)
  • Metodologia da pesquisa - 15h (presencial) e 5h (online)
  • Seminário de monografia - 5h (presencial)

b) Plano de orientação de monografia ou de trabalho de conclusão da especialização, com duração mínima, de 30 (trinta) horas, a ser desenvolvido pelos professores do curso.

Corpo Docente já confirmado:

  • Dra. Adriana Corrêa Costa – Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Dr. Adolfo Reis – Doutorado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Dra. Ana Lúcia Cecconello – Doutorado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ma. Andreia Didó- Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Dra. Carmen Gomes – Doutorado em Ciências Biológicas (Neurociências) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Dra. Delci Heinle Klein – Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ma. Doris Gerber – Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Dra. Helena Venites Sardanha- Doutorado em Educação pela pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Dra. Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho – Doutorado em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ma. Joana Haar – Mestrado em Teologia pela Faculdade EST
  • Esp. Marliese Christine Simador Godoflite – Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Ma. Naime Pigatto – Mestrado em Educação pela Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Dra. Raquel Dilly Konrath – Doutorado em Processos e Manifestações Culturais pela FEEVALE/NH.
  • Dra. Sandra de Oliveira - Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/SL
  • Ma. Sinara da Silva Emmel - Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS/SL
  • Ma. Vera Kern Hoffmann – Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil

Corpo docente sujeito a alterações

Inscrições:

25/04/2019 a 31/05/2019
Início do curso: 21/06/2019

Carga horária:
380h (20% online)

Investimento:
24x de R$ 450,00