CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES COM AS NEUROCIÊNCIAS E A BNCC
Modalidade híbrida
Objetivo:
Promover a aquisição, desenvolvimento e consolidação de expertises na área dos Anos Iniciais, considerando referenciais das neurociências e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Processo seletivo para ingresso:
O curso será oferecido exclusivamente aos portadores de título de graduação.
Público de interesse:
Professores de Anos Iniciais, integrantes de equipes pedagógicas e demais profissionais interessados em aprofundar os estudos.
Período de realização do curso:
agosto de 2020 a julho de 2022
Dias e horários das aulas:
Sexta-feira de noite – 19h às 22h30min
Sábado: 8h às 12h
Duração: 4 semestres
Um a dois encontros mensais
Matriz curricular de 360h, assim divididas:
A) Módulo I: Compreender os Princípios e Concepções da Educação no atual contexto – 120h
- Neurociências: contribuição para a educação integral - 10h Dra. Fernanda Antoniollo
- Bases neurobiológicas da aprendizagem - 15h (10 presencial e 5h online) Dra. Ana Lúcia Cecconello
- Cérebro, emoção e comportamento - 15h (10h presenciais e 5h online) Dra. Fernanda Antoniollo
- O desenvolvimento de habilidades socioemocionais - 15h(10h presenciais e 5h online) Dra. Bianca Stock
- Interação e afetividade na infância e na adolescência - 15h (10h presenciais e 5h online) Ma. Alessandra Niederauer
- Os princípios éticos na educação: entre a teoria e a prática - 10h Dr. Giovani Meinhardt e Ma. Vera Kern Hoffmann
- Múltiplas culturas infantis e juvenis - 10h Dra. Raquel Dilly Konrath e Dr. Giovani Meinhardt
- A diversidade e as diferenças como princípios da educação inclusiva na prática - 10h Dra. Ailim Schwambach e Ma. Sinara da Silva Emmel
- A pesquisa como prática da gestão pedagógica 10h- Dra. Marguit Goldmeyer
- Seminário integrador: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)- 5h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer
Módulo II: Planejamento e registros da ação educativa nos Anos Iniciais - 45h
- A construção da aprendizagem por competências e habilidades - 10h (presenciais) Ma. Vera Kern
- Planejamento da ação pedagógica: tempo, espaço, materiais e grupo como categorias na organização – 10h Dra. Luciana Fachinni
- A importância da documentação pedagógica para a avaliação da aprendizagem - 10h Ma. Kathlen Grando.
- A pesquisa como prática da gestão pedagógica 10h- Dra. Marguit Goldmeyer
- Seminário integrador: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)- 5h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer
Módulo III: A importância das diferentes áreas na construção do conhecimento nos Anos Iniciais – 120h
- Letramento e Alfabetização: perspectiva das neurociências - 20h (presenciais) Dra. Luciane Fachinni
- A construção da Linguagem Matemática: da compreensão à representação – 20h (presenciais) Ma. Vera Kern
- A Música como Linguagem– 10h (presenciais) Ma. Monia Kothe
- A Linguagem do corpo, dos gestos e do movimento- 10h (presenciais) Esp. Pablo Silveira
- Literatura: pensamento e imaginação - 10h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer
- A Linguagem da Arte: expressão e leitura de mundo- 10h (presenciais) Me. Daniela Diefenthäler
- A construção da noção de tempo e espaço nos Anos Iniciais - 10h (presenciais) Me. Tiago Safadi
- As ciências naturais nos Anos Iniciais - 10h (presenciais) Dra. Ailim Schwambach
- Escrita acadêmica: elaboração do artigo 10h Dra. Marguit Goldmeyer
- A pesquisa como prática da gestão pedagógica 5h ( presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer
Módulo IV: Ser professor na Educação Infantil – 70h (55 presenciais 15 online)
- Ser professor/a nos Anos Iniciais: 10h Dra. Raquel Dilly Konrath
- Os princípios éticos na educação: entre a teoria e a prática - 10h Dr. Giovani Meinhardt e Ma. Vera Kern
- A importância da cultura digital como aporte pedagógico – 15h (10h presenciais e 5h online) Ma. Angela Musskopf
- A pesquisa como prática da gestão pedagógica 5h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer
- Seminário integrador: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)- 5h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer
B) Plano de elaboração de monografia em forma de artigo 30 (trinta) horas, a ser desenvolvido pelo estudante e sob a orientação de um professor do curso (presencial e online).
Corpo Docente:
- Dra. Ailim Schwambach - Doutorado em Institute of Education pela University of London, Inglaterra
- Esp. Alessandra Strauss Niederauer - Especialização em Neuropsicologia (UFRGS)
- Dra. Ana Lúcia Cecconello - Doutorado em Ciências Biológicas (Neurociências)/(UFRGS)
- Ma. Ângela Musskopf - Mestrado Profissional em Letras (FEEVALE/NH)
- Dr. Augusto Niche Teixeira - Doutorado em Educação (PUC / RS)
- Ma. Bianca Sordi Stock - Mestrado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS)
- Dra. Cláudia Inês Horn - Doutorado em Educação (UNISINOS/SL)
- Ma. Daniela da Rosa Linck Diefenthäler - Mestrado em Educação (UFRGS)
- Dra. Delci Heinle Klein - Doutorado em Educação (UFRGS)
- Dr. Ernani Mugge - Doutorado em Literatura Brasileira (UFRGS)
- Dra. Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho - Doutorado em Educação (PUC/RS)
- Me. Giovani Meinhardt - Mestrado em Filosofia (UNISINOS/SL)
- Esp. Letícia Caroline da Silva Streit - Especialização em Coordenação Pedagógica (UFRGS)
- Dra. Luciana Fachinni- Doutorado em Educação (PUC/RS)
- Dra. Luciane Varisco Focesi - Especialização em Docência na Educação Infantil (UFRGS)
- Dra. Marguit Carmem Goldmeyer - Doutorado em Teologia (EST/SL)
- Ma. Monia Kothe – Mestrado em Música (UFSM)
- Esp. Rafael Ferreira Kelleter – Pós- graduado em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em Neuropsicopedagogia (CENSUPEG)
- Dra Raquel Dilly Konrath - Doutorado em Processos e Manifestações Culturais (FEEVALE/NH)
- Ma. Rosane Romanini - Mestrado em Educação (UNISINOS)
- Esp. Rita Jaqueline de Moraes - Especialização em Educação Infantil (UNISINOS/SL)
- Ma. Vera Kern Hoffmann - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA/RS)
- Sujeito a alterações
Taxa de inscrição:
R$ 50,00
Carga horária:
360h (20% online)
Investimento:
24 parcelas fixas de R$ 400,00
Descontos:
1) 15% Profissionais do Instituto Ivoti e Colégio Sinodal do Salvador
2) 10% Egressos da Graduação e Pós-graduação do Instituto Superior de Educação Ivoti
3) 10% Profissionais da Rede Sinodal de Educação
4) Consulte descontos especiais para grupo de professores de uma mesma organização matriculados no mesmo curso.
As modalidades de desconto mencionadas nos itens 1, 2 e 3 não são cumulativas, prevalecendo sempre aquele desconto em que o estudante obtenha o maior benefício.
Local das aulas:
Instituto Ivoti
Endereço:
Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200
Bairro: Sete de Setembro - Ivoti
Telefone: (51) 3563-8600
Documentação necessária:
Cópia do diploma de graduação e do histórico de conclusão de curso de graduação, CPF, RG, Certidão de Nascimento/Casamento e Curriculum Vitae.
O Instituto Superior de Educação Ivoti se reserva o direito de cancelar o curso, caso não atinja um número mínimo de candidatos.