Curso de Especialização em Gestão Pedagógica:
Interfaces com a BNCC e as Neurociências
Inscreva-se já
Modalidade:
Presencial com 40% da carga horária online
Objetivo:
Promover a aquisição, desenvolvimento e consolidação de expertises na área da gestão pedagógica, considerando referenciais da neurociência e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Público de interesse:
Professores de Educação Básica, integrantes de equipes pedagógicas e demais profissionais interessados em aprofundar os estudos na área da Gestão Pedagógica.
Período de realização do curso:
Maio de 2022 a abril de 2024
Dias e horários das aulas:
Sexta-feira de noite – 19h às 22h30min
Sábado: 8h às 12h
Um a dois encontros mensais
Matriz curricular:
Módulo I: Compreender os Princípios da Educação no atual contexto – 110h
- Interação e afetividade na infância e na adolescência - 15h Esp. Alessandra Niederauer
- Neurociências: contribuição para a educação integral - 10h Dra. Fernanda Antoniolo
- Bases neurobiológicas da aprendizagem - 15h Dra. Ana Lúcia Cecconello
- Cérebro, emoção e comportamento - 10h
- O desenvolvimento de habilidades socioemocionais - 15h Me. Bianca Stock
- Inovação e Criatividade: princípios da ação pedagógica: 10 Dr. Augusto Teixeira Niche
- Múltiplas culturas infantis e juvenis - 10h Dra. Raquel Dilly Konrath e Dr. Giovani Meinhardt
- A diversidade e as diferenças como princípios da educação inclusiva na prática - 10h Dra. Ailim Schwambach e Ma. Sinara da Silva Emmel
- A investigação como prática da docência - 10h- Me Mara Silva e Esp. Leisiane Heming
- Seminário integrador: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)- 5h (presenciais) Dra. Raquel Dilly Konrath
Módulo II: Concepções e princípios da gestão pedagógica - 65h
- Identidade do/a gestor/a pedagógico: professor/a e formador/a – 10h Me. Marcelo Fröelich
- O diálogo como postura da gestão pedagógica – 10h Dr. Ernani Müggi
- As diferentes dimensões da gestão pedagógica (CHAVE)- 10h (presenciais) - Dra. Marguit Goldmeyer
- Gestão pedagógica e o trabalho em equipe: Dra. Raquel Dilly Konrath 15h
- Relações interpessoais na escola e mediação de conflitos – 10h (10h presenciais) Dra. Kátia Biehl
- Práticas investigativas; 5h Dra. Raquel Dilly Konrath
- Seminário integrador: 5 h - Dra. Raquel Dilly Konrath
Módulo III: Gestão pedagógica: da função para a ação – 110h
- Cenário e políticas educacionais: desafios e possibilidades– 10h Me. Marcelo Frolich
- A gestão pedagógica e a organização do currículo: teoria e prática - 10h Me. Janaína Cardoso
- Gestão pedagógica e a formação continuada 10h Ma. Bárbara Mengue
- A gestão pedagógica e o compromisso com a aprendizagem 10h Dra. Rosângela Markmann Messa
- Níveis de atuação da coordenação pedagógica e a gestão do tempo - 10h - Dra. Raquel Dilly Konrath
- Avaliação institucional: indicadores de qualidade- 10h Dra. Delci Klein
- Escrita acadêmica: elaboração do artigo 10h
- Planejamento e avaliação: reflexividade pedagógica-10h Dra. Katlen Böhm Grando
- Escola e família: a importância do diálogo 10h Dra. Kátia Biehl
- Projeto Político Pedagógico: do texto ao contexto: 10h Raquel Dilly Konrath
- Práticas investigativas; 5h Dra. Raquel Dilly Konrath
- Seminário integrador: 5 h - Dra. Raquel Dilly Konrath
Módulo IV- Ser gestor/a pedagógico – 45h
- Liderança e Gestão de pessoas: 10h – Me. André Sträher
- Os princípios éticos na educação: entre a teoria e a prática - 10h Dr. Giovani Meinhardt
- A importância da cultura digital como aporte pedagógico – 15h (10h presenciais e 5h online) Ma. Angela Musskopf
- Práticas investigativas; 5h Dra. Raquel Dilly Konrath
- Seminário integrador: 5 h - Dra. Raquel Dilly Konrath
Plano de elaboração de monografia em forma de artigo 30 (trinta) horas, a ser desenvolvido pelo estudante e sob a orientação de um professor do curso (presencial e online).
Corpo Docente já confirmado:
- Esp. André Sräher - Especialização em Administração Escolar (EST/SETREM) e em Gestão da Inovação - UNISINOS
- Dra. Ailim Schwambach - Doutora em Institute of Education pela University of London, Inglaterra
- Esp. Alessandra Strauss Niederauer - Especialização em Neuropsicologia (UFRGS)
- Dra. Ana Lúcia Cecconello - Doutorado em Ciências Biológicas/Neurociências (UFRGS)
- Ma. Ângela Musskopf - Mestrado Profissional em Letras (FEEVALE/NH )
- Dr. Augusto Niche Teixeira - Doutorado em Educação (PUC / RS)
- Ma. Bianca Sordi Stock - Mestrado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS)
- Dra. Delci Heinle Klein - Doutorado em Educação (UFRGS)
- Dr. Ernani Mugge - Doutorado em Literatura Brasileira (UFRGS)
- Dra. Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho - Doutorado em Educação (PUC/RS)
- Me. Giovani Meinhardt - Mestrado em Filosofia (UNISINOS/SL)
- Dra. Katlen Bböhn Grando – Doutorado em educação (UFPEL)
- Dra. Kátia Biehl - Doutorado em Psicologia pela PUC/RS
- Ma. Mara da Silva- Mestrado em Educação (UNISINOS)
- Me. Marcelo Augusto Frölich - Mestrado em Educação (PUC/RS)
- Dra. Marguit Carmem Goldmeyer - Doutorado em Teologia pela Faculdade EST/SL
- Dra Raquel Dilly Konrath - Doutora em Processos e Manifestações Culturais (FEEVALE/NH)
- Dra. Rosângela Markmann Messa - Doutora em Linguística Aplicada (Unisinos)
- Ma. Sinara da Silva Emmel – Mestrado em Educação (UNISINOS)
Corpo Docente sujeito a alterações.
Inscrições:
31/1/2022 a 15/5/2022
Taxa de inscrição:
R$ 50,00
Início das aulas:
20/5/2022
Duração: 4 semestres
Carga horária: 360h
Investimento:
24 parcelas fixas de R$ 400,00
Descontos:
15% Profissionais do Instituto Ivoti
10% Egressos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Ivoti
10% Profissionais da Rede Sinodal de Educação
Consulte descontos especiais para grupos de professores de uma mesma organização matriculados no mesmo curso.
OBS: Os descontos não são cumulativos, tendo validade o maior
Local das aulas:
Instituto Ivoti
Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200
Bairro: Sete de Setembro - Ivoti
Telefone: (51) 3563-8600
Documentação necessária:
Cópia do diploma de graduação e do histórico de conclusão de curso de graduação, CPF, RG, Certidão de Nascimento/Casamento e Curriculum Vitae.
O Instituto Superior de Educação Ivoti se reserva o direito de cancelar o curso, caso não atinja um número mínimo de candidatos.