Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Meditação

23/10/2019 - Espiritualidade e política: o que tem a ver?

A atual conjuntura brasileira está marcada pela demonização da política e dos políticos, o que favorece justamente aquilo que se procura combater: a má política. Em poucas palavras, política vem do grego politikos, relacionado aos grupos que integram a pólis, e refere-se à arte de organização, direção e administração do Estado. Num regime democrático, a política é também a atividade das pessoas, cidadãos que se ocupam de assuntos públicos, com seu voto e militância.

Assim sendo, é preciso ter clareza de que a política não é necessariamente má. Perverso é o modelo político que sabota a democracia e muito pouco faz pela inclusão social. Também Jesus Cristo foi um grande político. Na versão de sua mãe, Maria, veio para "derrubar os poderosos de seus tronos e exaltar os humildes, despedir os ricos com mãos vazias e saciar de bens os famintos" (Lucas 1.52-53). Pagou com a vida a ousadia de anunciar, dentro do reino de César, outro projeto civilizatório denominado Reino de Deus.

Portanto, no reino de César, Jesus rogou ao Pai: "Venha a nós o teu reino!" Esta espiritualidade move quem se empenha e fazer da política ferramenta de libertação e justiça, não de opressão e exclusão.


Texto do livro Semente de Esperança

Anteriores