Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Meditação

04/11/2019 - Deus no céu e nós na terra

Eclesiastes 5.1-7

Mesmo nos seus muitos sonhos, em todas as suas ilusões e em tudo o que disser, você deve temer a Deus. (v. 7)

Diz uma frase: "As pessoas não querem mais servir a Deus, mas querem um deus que as sirva". Nessa compreensão, o centro em torno do qual tudo gravita é o ser humano. Também Deus só tem sentido e serventia quando funciona assim como as pessoas desejam. O Sábio de Eclesiastes diria: "Isso é ilusão".

Quando ele afirma que Deus está no céu e você aqui terra, está esclarecendo que o mundo no qual nós vivemos é uma realidade que obedece às suas próprias leis. Todo o trabalho, toda a ação humana, tudo isso não consegue fazer com que coincida com o ‘tempo’ de Deus. Cabe a nós temê-lo. Não com medo, mas com respeito, reconhecendo a sua grandeza e a sua santidade.

Diante das tantas palavras e promessas feitas pelas pessoas, diante de tantos sonhos e trabalhos realizados, mais cedo ou mais tarde tudo se vai, tudo muda e tudo se perde. Parece uma grande ilusão. Na conversa com idosos, diante das mudanças profundas da sociedade, do isolamento das pessoas e da sua saudade pelo que se foi, percebemos quão efêmero é o nosso viver.

Mas Deus não desiste de nós. Céus e terra foram ligados por causa de Cristo. É ele quem veio a nós. É essa Palavra que precisamos ouvir e testemunhar. Deixar-se sair do centro para que Cristo possa ocupá-lo faz com que nossas mentes e corações ouçam e queiram os sonhos de Deus. Isso não é ilusão. Esse viver encontra sentido no que se faz e em cada tempo.

Texto do livro Castelo Forte 2019

Anteriores