Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Meditação

18/09/2019 - Amor é atitude

1 João 2.7-11


Este mandamento que estou dando a vocês não é novo. É o mandamento antigo, aquele que vocês receberam la no começo. (v. 7)

 

Certamente amor é a palavra mais usada em poesias, músicas, livros, revistas, páginas da internet e redes sociais. É um termo antigo, já ensinado no Antigo Testamento e por isso tão conhecido. Apesar disso, poucas pessoas sabem como expressar o verdadeiro amor. Amor não é sentimento nem palavra, é atitude. Nunca é uma ação voltada para nós mesmos; antes se volta para os outros. Jesus mostra isso ao morrer pelos seus.

Conforme o apóstolo Paulo, quem ama não é arrogante nem se preocupa apenas com seus interesses. Quem ama não se irrita facilmente nem guarda rancor. Quem ama de fato não se alegra com o que é injusto. Ao contrário, sua alegria está apenas na verdade (1 Coríntios 13.4-6). O apóstolo João deixa claro que não ensina uma novidade. Todavia ele fala de um novo mandamento (v. 8). O que isso quer dizer?

De vez em quando, ouvimos a seguinte frase: "Não amo, mas também não odeio". Contudo aprendemos que nem sempre o ódio é aquele sentimento que nos leva a matar alguém, mas é aquele que se manifesta de diversas formas. E uma das formas mais comuns é a indiferença. Muitos dizem que conhecem Deus, porém não se preocupam com o próximo. De nada serve, assim, ter conhecimento da Bíblia se você não ama seu próximo. De nada vale você conhecer toda a doutrina, mas não ter amor pelas pessoas. O amor sincero é caracterizado por atitudes e não por palavras.


texto do livro Castelo Forte

Anteriores